Os dias dos carros com luzes azuis estão contados, pois, desde 1º de janeiro de 2009, as lâmpadas de xenônio (Xe), não podem mais ser instaladas em faróis convencionais. Mesmo que as lâmpadas azuis possibilitem três vezes mais luminosidade do que as convencionais, elas não se adaptam adequadamente aos refletores feitos para o uso com lâmpadas convencionais, podendo causar ofuscamento à visão dos motoristas que trafegam em sentido contrário e possibilitando, assim, a ocorrência de acidentes. Quantos elétrons o gás xenônio apresenta na camada de valência?
Passo 1
Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. Ela pergunta quantos elétrons o gás xenônio (Xe) possui na camada de valência. A matéria envolvida aqui é a Tabela Periódica e a Estrutura Eletrônica dos Elementos. Para resolver, vamos precisar saber a posição do xenônio na tabela periódica e entender como os elétrons estão distribuídos em suas camadas eletrônicas.
Passo 2
Vamos começar identificando a posição do xenônio na Tabela Periódica. O xenônio é um gás nobre e está localizado no grupo 18. Os gases nobres são conhecidos por terem suas camadas de valência completas, o que os torna muito estáveis e pouco reativos.
Passo 3
Agora, vamos entender o que são elétrons de valência. São os elétrons que estão na camada mais externa de um átomo e são responsáveis pelas interações químicas com outros átomos. Para determinar quantos elétrons de valência o xenônio possui, precisamos olhar sua configuração eletrônica.
Passo 4
A configuração eletrônica do xenônio (Xe) é:
Aqui,
representa os elétrons das camadas internas, enquanto
representam os elétrons da camada de valência.
Passo 5
Observando a configuração eletrônica, vemos que na quinta camada (camada de valência) o xenônio tem:
-
: 2 elétrons -
: 6 elétrons
Passo 6
Somando esses elétrons, temos:
Portanto, o xenônio possui 8 elétrons na camada de valência.
Resposta
O gás xenônio possui 8 elétrons na camada de valência.