Quais as diferenças básicas estruturais entre uma máquina CA e uma máquina CC ?

Passo 1

Beleza, então o exercício tá pedindo pra gente comparar as diferenças básicas na “carcaça” de uma máquina CA (corrente alternada) e de uma máquina CC (corrente contínua). O conteúdo aqui é máquinas elétricas, mais especificamente a parte de construção/estrutura. Pra resolver, a gente vai precisar saber quais são as peças principais de cada tipo de máquina (estator, rotor, enrolamentos, comutador, escovas etc.) e entender como elas se organizam.

Passo 2

Primeiro, lembra que toda máquina elétrica tem duas partes principais:
  • Estator: a parte fixa, onde ficam os enrolamentos de campo em muitos casos.
  • Rotor: a parte móvel, onde o eixo gira.
Na máquina CA, o estator geralmente carrega o campo girante (ou recebe corrente de excitação) e o rotor tem enrolamentos que, ou recebem corrente via anéis deslizantes (no caso de motores síncronos), ou induzem corrente (no caso de motores de indução). Já na máquina CC, a corrente contínua precisa ser “comutada” pra inverter sentido dos enrolamentos do rotor e manter o giro.

Passo 3

Vamos detalhar as peças que diferem:
  1. Comutador e escovas
    • Máquina CC: tem comutador (conjunto de segmentos condutores conectados ao rotor) e escovas (geralmente de grafite) que fazem a troca de contato. Isso é T-O-D-O essencial pra inverter a polaridade do enrolamento do rotor a cada meia volta e gerar torque.
    • Máquina CA: não usa comutador mecânico. No motor síncrono ou de indução, troca-se corrente alternada sem precisar de segmentação mecânica, normalmente usando anéis deslizantes (no síncrono) ou nem isso (no de indução, o rotor é em gaiola).
  2. Tipo de rotor
    • Máquina CC: rotor enrolado ou bobinado (com enrolamentos conectados ao comutador/escovas).
    • Motor CA de indução: rotor em gaiola de esquilo (barras condutoras curtas-circuitadas) ou rotor bobinado (mas nesse caso só para motores especiais, com anéis).
  3. Enrolamentos de campo (estator)
    • Máquina CC: tem enrolamento de campo no estator (ou às vezes no rotor, no caso de algumas configurações), mas sempre ligado a fonte CC.
    • Máquina CA: o campo pode ser gerado no estator (motor de indução) ou rotor (síncrono), mas alimentado por CA, sem necessidade de comutação mecânica.

Passo 4

Resumindo as diferenças estruturais básicas:
  • A máquina CC TEM comutador + escovas; a máquina CA NÃO TEM (usa anéis deslizantes ou nada).
  • O rotor da CC é bobinado e dependente do comutador; o rotor da CA costuma ser em gaiola ou bobinado com anéis.
  • O estator de CC apresenta enrolamento de campo pra CC; o estator de CA trabalha diretamente com corrente alternada e forma o campo girante sem segmentação mecânica especial.

Resposta

As diferenças estruturais essenciais são:
  1. Existência de comutador e escovas na máquina CC vs. ausência deles na máquina CA.
  2. Rotor bobinado e comutado na máquina CC vs. rotor em gaiola de esquilo ou rotor bobinado com anéis na máquina CA.
  3. Enrolamento de campo no estator alimentado por CC na máquina CC vs. enrolamentos para corrente alternada no estator (ou rotor) na máquina CA.

Exercícios relacionados