Duas chapas de aço foram trabalhadas a frio em
e
, respectivamente. Qual delas provavelmente terá uma menor temperatura de recristalização? Por quê?
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado diz que duas chapas de aço foram trabalhadas a frio em 20% e 80%, respectivamente. Nosso objetivo é descobrir qual delas provavelmente terá uma menor temperatura de recristalização. Para resolver isso, vamos precisar entender os conceitos de trabalho a frio e recristalização no aço.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre trabalho a frio. Trabalhar o aço a frio significa deformá-lo sem aquecê-lo. Quando isso acontece, o aço acumula defeitos na sua estrutura, como discordâncias e dislocações, aumentando a densidade de defeitos.
Passo 3
Agora, sobre recristalização. Recristalização é um processo pelo qual uma liga metálica forma novos grãos sem deformação a partir de uma estrutura deformada a frio. Esse processo ocorre para reduzir a energia armazenada nos defeitos causados pelo trabalho a frio.
Passo 4
A temperatura de recristalização é a temperatura na qual esse processo começa a ocorrer. Quanto mais defeitos a estrutura tem (ou seja, quanto maior o trabalho a frio), maior é a energia armazenada, o que facilita o início da recristalização, ou seja, a recristalização pode acontecer a uma temperatura mais baixa.
Passo 5
No nosso caso, a chapa que foi trabalhada a frio em 80% tem muito mais defeitos acumulados do que a que foi trabalhada em 20%. Isso significa que a chapa de 80% tem mais energia armazenada e, portanto, a recristalização pode ocorrer a uma temperatura menor em comparação com a chapa de 20%.
Resposta
A chapa de aço trabalhada a frio em 80% terá uma menor temperatura de recristalização, porque o maior grau de trabalho a frio aumenta a energia armazenada na estrutura, facilitando a recristalização a temperaturas mais baixas.