Durante uma análise laboratorial, é essencial compreender as características dos métodos e etapas envolvidas para garantir resultados confiáveis.
Com base nos conceitos apresentados sobre tipos de análises, métodos analíticos e validação, assinale a alternativa correta.
Qual das afirmativas abaixo descreve corretamente um conceito fundamental da Análise Química?
A) A análise qualitativa determina a quantidade numérica do analito, enquanto a análise quantitativa identifica quais substâncias estão presentes na amostra.
B) Métodos gravimétricos são técnicas instrumentais baseadas na interação entre radiação e matéria.
C) O processo de amostragem serve apenas para reduzir o volume do material, não sendo necessário que a amostra represente o todo do sistema.
D) A seletividade de um método diz respeito à capacidade de identificar o limite mais baixo de concentração que pode ser quantificado com exatidão.
首) A validação de métodos é obrigatória quando o laboratório usa um método não normalizado, desenvolvido internamente, para garantir precisão, exatidão e reprodutibilidade.
Com base nos conceitos apresentados sobre tipos de análises, métodos analíticos e validação, assinale a alternativa correta.
A) A análise qualitativa determina a quantidade numérica do analito, enquanto a análise quantitativa identifica quais substâncias estão presentes na amostra.
B) Métodos gravimétricos são técnicas instrumentais baseadas na interação entre radiação e matéria.
C) O processo de amostragem serve apenas para reduzir o volume do material, não sendo necessário que a amostra represente o todo do sistema.
D) A seletividade de um método diz respeito à capacidade de identificar o limite mais baixo de concentração que pode ser quantificado com exatidão.
Passo 1
O enunciado pede para escolher qual alternativa descreve corretamente um conceito fundamental da Análise Química. As alternativas são (resumo das ideias dadas):
— troca os sentidos de análise qualitativa e quantitativa.
— afirma que métodos gravimétricos são técnicas instrumentais baseadas em interação radiação-matéria.
— diz que amostragem serve apenas para reduzir volume e a amostra não precisa representar o todo.
— define seletividade como a capacidade de identificar o limite mais baixo quantificável.
— afirma que validação é obrigatória para métodos não normalizados desenvolvidos internamente, garantindo precisão, exatidão e reprodutibilidade.
Passo 2
Vamos analisar a alternativa
. Primeiro, explico os conceitos devagar:
- Análise qualitativa: é o conjunto de procedimentos usados para identificar quais substâncias ou espécies químicas estão presentes numa amostra. Ou seja, responde ao “o que tem aqui?”.
- Análise quantitativa: é o conjunto de procedimentos usados para determinar a quantidade numérica do analito na amostra (massa, concentração, etc.). Ou seja, responde ao “quanto tem?”.
Exemplo simples: se tenho uma água que pode contere , um teste qualitativo diria “tem e ”; um teste quantitativo diria “tem de e de ”.
Comparando, a alternativainverte as definições, portanto está incorreta.
Passo 3
Agora a alternativa
. Vou explicar o que são métodos gravimétricos e o que são técnicas instrumentais baseadas em interação radiação‑matéria:
- Método gravimétrico (clássico): baseia‑se em transformar o analito numa forma sólida (por exemplo, um precipitado) cujo peso pode ser medido com balança analítica. A determinação é feita pela medição de massa — não depende de radiação. Ex.: precipitar íons como um sal insolúvel, filtrar, secar e pesar.
- Técnicas instrumentais por interação radiação‑matéria: são coisas como espectrofotometria, espectrometria de absorção atômica, fluorescência — todas usam luz/radiação que interage com a amostra e produzem um sinal proporcional ao analito.
Logo, métodos gravimétricos não são, normalmente, técnicas instrumentais de interação radiação‑matéria; portantoestá incorreta.
Passo 4
Agora a alternativa
sobre amostragem. Conceito passo a passo:
- Amostragem é o processo de retirada de uma parte do sistema (amostra) que deva representar, de forma adequada, as características do todo. O objetivo é que a análise da amostra permita inferir sobre o sistema inteiro.
- Uma amostra que só reduz o volume sem ser representativa pode levar a resultados enviesados e incorretos — ou seja, não serve para conclusões válidas.
Exemplo: se quero saber o teor médio de um metal numa pilha de minério heterogênea, pegar um punhado aleatório pode não representar a pilha; é preciso um plano de amostragem que garanta representatividade (amostras compostas, aleatórias, estratificadas, etc.).
Portanto a afirmação de que a amostragem “serve apenas para reduzir o volume” e não precisa ser representativa é falsa.está incorreta.
Passo 5
Agora a alternativa
. Vou explicar os termos importantes:
- Seletividade (ou especificidade): é a capacidade do método de distinguir o analito de outras espécies presentes na amostra. Em outras palavras, o método seletivo mede o que se pretende medir sem interferência significativa de componentes estranhos.
- Limite de detecção (
) e limite de quantificação ( ): são conceitos ligados à sensibilidade/limite do método — é a menor concentração detectável (mas não necessariamente quantificável com precisão), e é o menor nível que pode ser quantificado com precisão e exatidão aceitáveis.
A alternativaconfunde seletividade com . Como explicamos, seletividade é sobre “separar/identificar” em presença de interferentes, não sobre o menor nível quantificável. Logo está incorreta.
Passo 6
Finalmente a alternativa
. Vamos ver com cuidado:
- Validação de método: é o conjunto de estudos que demonstram que um método é adequado para o uso pretendido, verificando parâmetros como precisão, exatidão, linearidade, seletividade,
, , robustez, entre outros. - Quando é obrigatória: se o laboratório usa um método normalizado (p. ex. norma técnica, método de pharmacopeia) e segue exatamente as condições prescritas, em muitos casos são necessários apenas alguns controles de verificação. Mas se o laboratório desenvolve um método internamente (método não normalizado, “caseiro”) ou modifica um método existente, a validação completa é necessária para garantir que os resultados são confiáveis (precisos, exatos e reprodutíveis) no contexto do laboratório.
A alternativaafirma que a validação é obrigatória quando o laboratório usa um método não normalizado, desenvolvido internamente, para garantir precisão, exatidão e reprodutibilidade — isto é exatamente o propósito e a prática correta de validação. Portanto está correta.