Em uma empresa de alimentos realizou manutenções e acabou de misturar dois tipos de aço inox, conforme descrição abaixo. Descreva o que pode ocorrer com esta peça em termos de corrosão.
\begin{tabular}{|c|c|c|c|}
\hline Tipo & Cromo (Cr) % & Níquel (Ni) % & Molibdênio (Mo) % \
\hline 304 & 18,00 & 8,00 & 0,00 \
\hline 316 & 18,00 & 14,00 & 3,00 \
\hline

Passo 1

O enunciado diz que, numa mesma peça, foram misturados dois aços inoxidáveis em contato direto:
– Aço 304, com composição aproximada de \:18\%\\ Cr e \:8\%\\ Ni;
– Aço 316, com composição aproximada de \:18\%\\ Cr, \:14\%\\ Ni e \:3\%\\ Mo.
Pergunta-se o que vai ocorrer em termos de corrosão quando ambos ficam expostos ao mesmo eletrólito (por exemplo, água contendo cloretos, típicos em indústrias de alimentos).

Passo 2

Stainless steels (aços inox) se protegem por uma fina camada passiva de óxido de cromo \text{Cr}_2\text{O}_3 que se forma naturalmente. O níquel Ni ajuda a manter a estrutura austenítica e a solubilidade do oxigênio, e o molibdênio Mo – presente no 316 – aumenta muito a resistência a pite e à corrosão localizada em presença de cloretos.

Passo 3

Quando dois metais (ou ligas) com potenciais eletroquímicos diferentes ficam em contato num eletrólito, forma-se uma célula galvânica. O metal menos nobre (menor potencial) atua como ânodo e sofre corrosão; o mais nobre (maior potencial) atua como cátodo e é protegido.
Nesse caso, o aço 316, por conter \:3\%\\ Mo e maior teor de Ni, é ligeiramente mais nobre que o 304. Logo, o 304 será o ânodo da célula galvânica.

Passo 4

Em ambiente contendo cloretos (como água de limpeza ou resíduos de sal), espera-se:
– Corrosão galvânica localizada no aço 304 junto ao ponto de contato com o 316.
– Ataque por pites (pequenas cavidades) e possível corrosão em frestas (crevices) no 304, onde a película passiva é mais instável.
– O aço 316 praticamente se mantém protegido, enquanto o 304 “sacrifica-se” dissolvendo-se mais rapidamente.

Passo 5

Na prática, isso leva a:
– Formação de pequenos furos (pites) no lado 304, redução da vida útil e risco de contaminação de alimentos.
– Possível aumento de manutenção e necessidade de substituição precoce da peça.
– Para evitar, recomenda-se usar sempre o mesmo tipo de aço inox (preferencialmente 316 em ambientes com cloretos) ou isolar galvanicamente as partes diferentes.

Resposta

A mistura de 304 e 316, em contato num meio com cloretos, dará origem a corrosão galvânica de forma localizada no aço 304 (ânodo), com pites e corrosão em frestas, enquanto o 316 (cátodo) fica protegido.

Exercícios relacionados