Numa escola estão matriculados 600 alunos, dos quais 320 são meninas. A razão entre o número de meninos e o número de meninas é
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente tem um problema que envolve razões e proporções. A escola tem um total de 600 alunos, sendo 320 meninas. A pergunta é: qual é a razão entre o número de meninos e o número de meninas? Para resolver isso, vamos precisar calcular quantos meninos há na escola e então formar a razão entre meninos e meninas.
Passo 2
Primeiro, vamos descobrir quantos meninos tem na escola. Sabemos que o total de alunos é 600 e que 320 são meninas. Para achar o número de meninos, a gente subtrai o número de meninas do total de alunos:
Então, há 280 meninos na escola.
Passo 3
Agora que sabemos que tem 280 meninos e 320 meninas, vamos formar a razão entre eles. A razão é uma comparação entre dois números, geralmente expressa na forma de “a para b”. Então, a razão entre meninos e meninas é:
Passo 4
Para simplificar a razão, a gente divide ambos os números pelo maior divisor comum deles. Primeiro, vamos encontrar o máximo divisor comum (MDC) de 280 e 320.
O MDC de 280 e 320 é 40. Então, dividimos ambos os termos da razão por 40:
Resposta
A razão entre o número de meninos e meninas é
.