Escreva cada uma das seguintes fórmulas estruturais condensadas como uma estrutura em bastão:
(CH3)2CHCH2CH2OH
(CH3)2CHCH2CH2OH
Passo 1
O enunciado pede: converter a fórmula estrutural condensada
para uma estrutura em bastão.
Informações dadas: a fórmula condensada indica uma cadeia carbônica com um grupo hidroxila (
) e um grupo isopropil
ligado à cadeia. Não há imagens adicionais.
Informações dadas: a fórmula condensada
Passo 2
Entender a notação condensada: explique o que significa cada pedaço de
.
-
significa um átomo de carbono (um centro ) ligado a dois grupos metila e a mais um ligante (a cadeia seguinte). Ou seja, é um grupo isopropil ligado a outra parte da molécula. -
é uma sequência de dois grupos terminando em um grupo hidroxila .
Resumo: temos uma sequência onde um carbono secundário com duas metilas está ligado a.
Passo 3
Expandir a fórmula numa forma condensada mais explícita para ver a conectividade:
- A partir de
podemos escrever a conectividade como
- Alternativamente, começando pelo grupo
, a mesma molécula pode ser escrita
Ambas mostram claramente a cadeia principal de quatro carbonos (terminando em
) e um ramo metila no terceiro carbono contado a partir do grupo
.
Passo 4
Regras rápidas para passar ao desenho em bastão (skeletal):
- Em estruturas em bastão, cada extremidade e cada vértice da linha representa um átomo de carbono; os hidrogênios ligados a carbonos não são desenhados.
- O grupo
deve ser indicado explicitamente na ponta onde está ligado o carbono terminal. - Ramo metila aparece como uma pequena ramificação (uma linha curta) saindo do vértice correspondente.
Aplicando ao nosso caso: a cadeia principal tem 4 carbonos ligados em sequência; no terceiro vértice (contando pela extremidade comcomo carbono 1) há um ramo metila.
Passo 5
Como montar a estrutura em bastão passo a passo (manual, sem desenhar a imagem completa aqui):
- Desenhe uma cadeia de 4 vértices ligados (zig-zag de três ligações) — esses vértices são os carbonos da cadeia principal.
- Marque o grupo
ligado ao carbono terminal (carbono 1). Escreva na extremidade correspondente. - No terceiro vértice da cadeia (carbono 3, contando a partir do
), trace uma pequena linha curta para fora e coloque um vértice terminal — esse é o grupo metila . - Esse mesmo carbono 3, por ser secundário ligado a duas metilas, já aparece com uma das metilas como o ramo curto; a outra metila é a própria extremidade do vértice do carbono 3 quando você imaginar a geometria isopropílica. (Na representação em bastão, o carbono com dois metilos aparece com dois ramos: um para cada metila — na prática, um deles é o ramo curto e o outro é a continuação da linha se você desenhar a cadeia nessa orientação.)