Escreva as fórmulas estruturais de cada molécula ou íon a seguir, representando, quando for o caso, os elétrons não-ligantes (estruturas de Lewis).
\mathrm{Br}_{2}

Passo 1

O enunciado pede a fórmula estrutural de Lewis da molécula de bromo diatômico \mathrm{Br_2}, isto é, mostrar como os átomos de bromo se ligam e como ficam distribuídos os elétrons não-ligantes. O tema é “estruturas de Lewis” e vamos usar a regra do octeto para átomos de halogênios.

Passo 2

Cada átomo de bromo \mathrm{Br} pertence ao grupo 17 da Tabela Periódica e, portanto, tem 7 elétrons de valência. Na molécula \mathrm{Br_2} há dois átomos de bromo, totalizando 2\times7=14 elétrons de valência.

Passo 3

Para satisfazer a regra do octeto, cada átomo de bromo precisa compartilhar um elétron com o outro, formando uma ligação simples. Assim, 2 dos 14 elétrons são usados na ligação \mathrm{Br\!-\!Br}, restando 12 elétrons que serão distribuídos como pares não-ligantes (seis pares) — três pares em cada átomo.

Passo 4

Distribuímos então os três pares de elétrons não-ligantes ao redor de cada átomo de bromo, de modo que cada um tenha 8 elétrons ao seu redor (6 não-ligantes +2 da ligação). A representação simplificada com “:” indicando pares de elétrons é:
\colon\!\!\!Br\;-\;Br\!\!\!\colon
onde cada átomo de bromo carrega três pares não-ligantes (representados pelas três duplas de pontos a cada lado).

Resposta

\colon\!\!\!Br\;-\;Br\!\!\!\colon
Cada átomo de bromo apresenta três pares de elétrons não-ligantes, e os dois compartilham um par na ligação simples.

Exercícios relacionados