O que é um estudo observacional?

Passo 1

O enunciado pergunta “O que é um estudo observacional?”. Este é um conceito de desenho de pesquisa em Estatística e Epidemiologia. Para responder, precisamos entender a diferença entre pesquisa observacional e experimental, além de conhecer seus principais tipos e características.

Passo 2

Em um estudo observacional, o pesquisador coleta dados sem interferir nos fatores de exposição ou nos tratamentos dos participantes. Ou seja, ele observa o que já acontece em um grupo ou população, em vez de alocar aleatoriamente condições ou aplicar intervenções, como faria num experimento controlado.

Passo 3

Os principais tipos de estudo observacional são:
  • Estudo de coorte: acompanha indivíduos que compartilham uma característica inicial (exposição) ao longo do tempo para avaliar a ocorrência de desfechos.
  • Estudo caso-controle: compara indivíduos com um desfecho de interesse (casos) e sem esse desfecho (controles) para investigar retrospectivamente fatores de risco.
  • Estudo transversal: mede exposição e desfecho simultaneamente numa amostra em um único momento, permitindo estimar prevalências.
Entre as vantagens estão maior viabilidade ética e de custo, e refletir condições reais. Como desvantagem, há maior risco de viés de confusão e dificuldade para estabelecer causalidade.

Resposta

Um estudo observacional é um desenho de pesquisa em que o pesquisador simplesmente observa e registra exposições e desfechos na população, sem alocar ou manipular as condições dos participantes.

Exercícios relacionados