Faça estruturas de Lewis para as seguintes substâncias. Não esqueça de representar todos os pares de elétrons de valência. Diga quais são hipervalentes: XeF2.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício de estruturas de Lewis para a substância XeF2. Aqui, estamos trabalhando com química, especificamente na parte de estruturas de Lewis, que nos ajudam a visualizar como os elétrons estão distribuídos nas moléculas. Para resolver isso, vamos precisar saber o número de elétrons de valência de cada átomo e como eles se organizam para formar a molécula.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar os elétrons de valência de cada átomo na XeF2. O xenônio (Xe) está no grupo 18 da tabela periódica, então ele tem 8 elétrons de valência. Cada flúor (F) está no grupo 17, então cada um tem 7 elétrons de valência. Como são dois flúor, somamos 2 × 7 = 14 elétrons de valência dos flúoros. No total, temos 8 (Xe) + 14 (2F) = 22 elétrons de valência para distribuir.

Passo 3

Agora, vamos distribuir esses elétrons na estrutura de Lewis. O xenônio será o átomo central porque geralmente é o menos eletronegativo. Ligaremos os dois flúores ao xenônio com ligações simples. Cada ligação simples usa 2 elétrons, então usamos 2 × 2 = 4 elétrons nas ligações. Sobram 22 - 4 = 18 elétrons para distribuir como pares de elétrons solitários.

Passo 4

Distribuímos os 18 elétrons restantes como pares solitários nos átomos de flúor primeiro. Cada flúor precisa de 3 pares solitários para completar seu octeto, então para os dois flúores, usamos 2 × 6 = 12 elétrons. Agora, sobram 18 - 12 = 6 elétrons que vamos colocar no xenônio como pares solitários.

Passo 5

Com os 6 elétrons no xenônio, ele tem um total de 2 ligações e 3 pares solitários, totalizando 10 elétrons ao redor dele. Isso faz com que o xenônio seja hipervalente, pois na estrutura de Lewis ele está além do octeto, acomodando mais de 8 elétrons.

Resposta

A estrutura de Lewis da XeF2 possui o xenônio central ligado a dois flúores com ligações simples e três pares solitários no xenônio. O xenônio é hipervalente nesta molécula.

Exercícios relacionados