A fase bainítica formada a partir da austenita apresenta como característica:
Alta tenacidade e dureza baixa
Estrutura granular e homogênea
Mistura de ferrita e cementita em forma de agulhas
Presença de martensita residual
Cristalitos de perlita fina

Passo 1

O enunciado pergunta qual característica é própria da bainita formada a partir da austenita. O conteúdo envolve transformações de fase em aços e as microestruturas típicas (perlita, martensita, bainita).

Passo 2

A bainita se forma em temperaturas abaixo da região de formação da perlita (no diagrama TTT) mas acima daquelas que geram martensita. É uma microestrutura de fase mista, resultante de difusão parcial de carbono.

Passo 3

Vamos analisar as alternativas excluindo as que não batem com a descrição de bainita:
  • “Alta tenacidade e dureza baixa” não é adequada: a bainita tem dureza moderada a alta e tenacidade também moderada.
  • “Estrutura granular e homogênea” lembra sorbita ou perlita grossa, não bainita.
  • “Presença de martensita residual” refere-se a transformações incompletas para martensita, não é característica intrínseca da bainita.
  • “Cristalitos de perlita fina” descreve perlita muito refinada, não bainita.

Passo 4

Sobrou a opção que descreve a bainita como uma “mistura de ferrita e cementita em forma de agulhas”, pois a bainita típica apresenta lamelas ou agulhas de ferrita com partículas finas de cementita distribuídas.

Resposta

Mistura de ferrita e cementita em forma de agulhas

Exercícios relacionados