Com relação às propriedades mecânicas dos compósitos reforçados com fibras unidirecionais, é INCORRETO afirmar que:
O módulo elástico depende da orientação das fibras
A tenacidade pode ser aumentada com fibras longas
A resistência é isotrópica
A interface matriz-fibra é crítica
O volume de reforço afeta a rigidez

Passo 1

O enunciado trata de compósitos reforçados com fibras unidirecionais e pede para identificar a afirmação incorreta sobre suas propriedades mecânicas. O que precisamos avaliar é a validade de cada item à luz da anisotropia típica desses materiais, da influência do comprimento e do volume de fibras e do papel da interface matriz-fibra.

Passo 2

Em compósitos unidirecionais o módulo elástico ao longo da direção das fibras é muito maior que na direção perpendicular, pois as fibras são muito mais rígidas que a matriz. Logo, o módulo elástico depende da orientação das fibras — essa afirmação é correta.

Passo 3

Fibras mais longas melhoram a transferência de carga e retardam a propagação de trincas, aumentando a tenacidade do compósito. Portanto, a tenacidade pode ser aumentada com fibras longas — essa afirmativa é correta.

Passo 4

O volume de reforço, isto é, a fração volumétrica de fibras no compósito, entra diretamente na regra das misturas para rigidez; quanto maior o volume de fibras, maior a rigidez na direção delas. Logo, o volume de reforço afeta a rigidez — essa também é correta.

Passo 5

A adesão na interface matriz-fibra é fundamental para a transferência de esforços e para a resistência a danos como delaminação. Assim, a interface matriz-fibra é crítica — essa afirmação é correta.

Passo 6

Em compósitos unidirecionais a resistência à tração, à compressão e ao cisalhamento varia conforme a direção considerada (paralela ou perpendicular às fibras). Logo, a resistência não é isotrópica. A afirmação “a resistência é isotrópica” é incorreta.

Resposta

A resistência é isotrópica.

Exercícios relacionados