A física clássica usa para a luz o modelo ondulatório a fim de explicar os fenômenos ópticos. Nesse modelo, discuta:
se o conceito de frequência remete a algo oscilando, o que está oscilando na luz? Discuta.
se o conceito de frequência remete a algo oscilando, o que está oscilando na luz? Discuta.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão fala sobre a física clássica e o modelo ondulatório da luz, que usamos para explicar como a luz se comporta em fenômenos ópticos. Basicamente, queremos entender o que está oscilando na luz quando falamos de frequência. Para resolver isso, vamos precisar lembrar dos conceitos básicos de ondas eletromagnéticas e como elas funcionam.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que, no modelo ondulatório da luz, a luz é entendida como uma onda eletromagnética. Isso significa que ela é composta por campos elétricos e magnéticos que se movem juntos pelo espaço. Esses campos são perpendiculares entre si e também à direção de propagação da onda.
Passo 3
Agora, sobre a frequência: frequência é o número de oscilações ou ciclos que acontecem em um segundo. No caso da luz, a frequência está relacionada a como esses campos elétrico e magnético mudam ao longo do tempo. Ou seja, é a rapidez com que esses campos vibram.
Passo 4
Então, o que está oscilando na luz são os campos elétrico e magnético. Eles não ficam parados, mas sim variam de intensidade e direção continuamente enquanto a onda se propaga. Essas oscilações são sincronizadas e ocorrem em todas as direções perpendiculares à direção do movimento da onda.
Passo 5
Essas oscilações dos campos elétrico e magnético são que definem as propriedades da luz, como sua cor, que está diretamente relacionada à frequência da onda eletromagnética. Quanto maior a frequência, maior a energia da luz e diferente a cor percebida.
Resposta
Na luz, de acordo com o modelo ondulatório clássico, são os campos elétrico e magnético que estão oscilando continuamente. A frequência da luz refere-se à taxa dessas oscilações dos campos elétrico e magnético que compõem a onda eletromagnética.