Identifique as forças intermoleculares que podem ocorrer entre as moléculas das seguintes substâncias
Passo 1
Beleza, o enunciado tá pedindo pra gente “Identificar as forças intermoleculares que podem rolar entre as moléculas de CH₃COOH”. Isso cai em Química Geral, more especificamente em “Forças Intermoleculares”. Pra resolver, vamos precisar:
- Entender a estrutura da molécula (quem liga em quem e se ela é polar ou não).
- Conhecer os tipos de força: dispersão de London, dipolo–dipolo e ligação de hidrogênio.
Passo 2
Primeiro, dá uma olhada rápida na estrutura do ácido acético (CH₃COOH):
H
|
H–C–C=O
| \
H O–H
Tem um grupinho metila (CH₃), uma carbonila (C=O) e uma hidroxila (O–H). Isso já mostra que:
H
|
H–C–C=O
| \
H O–H
Tem um grupinho metila (CH₃), uma carbonila (C=O) e uma hidroxila (O–H). Isso já mostra que:
- Tem muita região de elétrons (nos oxigênios),
- A molécula não é totalmente simétrica, logo ela é polar.
Passo 3
Força de dispersão de London (ou van der Waals):
- Todo mundo tem! Mesmo moléculas apolares apresentam porque é aquele vai-e-vem de elétrons na nuvem que gera dipolos instantâneos.
- No CH₃COOH não é diferente: as nuvens eletrônicas ao redor de C, H e O criam dipolos momentâneos que atraem moléculas vizinhas.
Passo 4
Dipolo–dipolo:
- Como a molécula de CH₃COOH é polar (o O é mais eletronegativo que o C e o H), ela tem um dipolo permanente.
- A extremidade do grupo C=O fica mais negativa e o outro lado mais positivo, então as moléculas se alinham bocas +/- para maximizar atração.
Passo 5
Ligação de hidrogênio (H-bond) intermolecular:
- Aqui é o pulo do gato: a hidroxila (–O–H) do ácido acético pode fazer H-bond com o oxigênio da carbonila (C=O) de outra molécula.
- Critérios:
- Átomo de H ligado a O (ou N/ F),
- Átomo muito eletronegativo (O no caso) com par de elétrons livres.
Resposta
As moléculas de CH₃COOH apresentam:
- Forças de dispersão de London,
- Interações dipolo–dipolo,
- Ligações de hidrogênio intermoleculares.