Indique quais medidas experimentais estão representadas erroneamente, e reescreva-as de maneira adequada, modificando o valor da grandeza e/ou da incerteza.
d=(34,70 \pm 0,10) \mathrm{km}

Passo 1

O enunciado apresenta a medida \displaystyle d = (34,70 \pm 0,10)\,\mathrm{km}
e pede para verificar se ela está bem expressa em termos de algarismos significativos e incerteza associada, e se necessário reescrever corretamente. Para isso, vamos usar a convenção de que a incerteza deve ter no máximo um algarismo significativo (salvo algumas recomendações excepcionais), e o valor medido deve ser arredondado para a mesma ordem de grandeza da incerteza.

Passo 2

Analisando a incerteza dada, \displaystyle 0,10\,\mathrm{km}, vemos que ela tem dois algarismos significativos (“1” e “0”). Pelo critério usual de simplificação, devemos reduzir a incerteza a um único algarismo significativo, ou seja, 0,10 km → 0,1 km.

Passo 3

Como a incerteza foi reduzida a 0,1 km, o valor medido 34,70 km deve ser arredondado para uma casa decimal (a mesma de 0,1 km), passando a ser 34,7 km.

Resposta

A medida estava expressa com duas cifras na incerteza. A forma correta, com uma única cifra significativa na incerteza, é: \displaystyle d = (34,7 \pm 0,1)\,\mathrm{km}

Exercícios relacionados