Materiais amorfos e cristalinos se deformam plasticamente pelos mesmos mecanismos? Explique.

Passo 1

O enunciado pergunta se materiais amorfos e cristalinos se deformam plasticamente pelos mesmos mecanismos. O conteúdo aqui é Mecânica dos Materiais, em particular os mecanismos de deformação plástica: em materiais cristalinos vamos usar a teoria de discordâncias (dislocations) e em materiais amorfos o conceito de zonas de transformação por cisalhamento (shear transformation zones, STZs).

Passo 2

Em materiais cristalinos a estrutura atômica é ordenada em redes periódicas. A deformação plástica ocorre majoritariamente pelo movimento de discordâncias, que são defeitos lineares na rede. Quando aplicamos uma tensão suficientemente alta, as discordâncias se deslocam em planos de deslizamento e linhas de Burgers, permitindo que planos atômicos deslizem uns sobre os outros com esforço relativamente baixo.

Passo 3

Já em materiais amorfos não existe rede cristalina periódica nem discordâncias bem definidas. A estrutura é desordenada e a deformação plástica acontece por rearranjos locais de alguns átomos ou grupos de átomos, chamados zonas de transformação por cisalhamento (STZs). Essas zonas sofrem pequenos saltos de configuração quando a tensão local ultrapassa um valor crítico, gerando bandas de cisalhamento estreitas.

Passo 4

A principal diferença é que em cristalinos a plasticidade é mediada pelo deslizamento de discordâncias em planos cristalográficos, resultando em escoamento relativamente homogêneo; em amorfos, a plasticidade é concentrada em bandas de cisalhamento formadas por STZs, o que muitas vezes leva a uma falha frágil e localizada.

Resposta

Não. Cristalinos deformam plasticamente por movimento de discordâncias ao longo de planos de deslizamento; amorfos deformam por rearranjos locais (STZs) que formam bandas de cisalhamento.

Exercícios relacionados