Um médico verifica a temperatura do paciente colocando um termômetro em sua ascilia. Porque o médico deve esperar um tempo para retirar o termômetro do paciente?
Passo 1
Vamos lá! O enunciado pergunta por que o médico precisa esperar um tempo antes de retirar o termômetro da axila do paciente. Vamos abordar esse problema usando conceitos de transferência de calor e equilíbrio térmico para entender por que essa espera é necessária.
Passo 2
Primeiro, quando o médico coloca o termômetro na axila, ele está tentando medir a temperatura do corpo do paciente. Mas o termômetro está inicialmente à temperatura ambiente, diferente da temperatura do corpo.
Passo 3
A transferência de calor ocorre entre o corpo do paciente e o termômetro. Calor flui do objeto com maior temperatura para o de menor temperatura até que ambos atinjam a mesma temperatura, o que chamamos de equilíbrio térmico.
Passo 4
Para que o termômetro mostre a temperatura correta do corpo, é preciso que ele absorva calor suficiente para igualar sua temperatura à temperatura corporal. Se o médico retirar o termômetro muito rapidamente, ele pode não ter tempo de atingir esse equilíbrio e, portanto, a leitura pode não ser precisa.
Passo 5
Portanto, esperar o tempo necessário garante que o termômetro tenha absorvido calor suficiente para refletir com precisão a temperatura real do corpo do paciente, proporcionando uma medição confiável.
Resposta
O médico deve esperar o termômetro alcançar o equilíbrio térmico com o corpo do paciente, garantindo uma leitura precisa da temperatura.