A mistura de quatro gases, \mathrm{NH}_{3}, \mathrm{O}_{2}, \mathrm{NO}, e \mathrm{H}_{2} \mathrm{O} colocada em um reator atinge o equilíbrio na reação:
4 \mathrm{NH}_{3(\mathrm{~g})}+5 \mathrm{O}_{2(\mathrm{~g})} \rightleftharpoons 4 \mathrm{NO}_{(\mathrm{g})}+6 \mathrm{H}_{2} \mathrm{O}_{(\mathrm{g})}
Certas mudanças (veja a tabela seguinte) são, então, feitas na mistura. Examine cada mudança separadamente e explique o efeito (aumento, diminuição ou nenhum) que elas provocam nos valores originais de equilíbrio da quantidade da segunda coluna (ou K, se for o caso). A temperatura e o volume são mantidos constantes.
adicione \mathrm{NH}_{3}
K

Passo 1

O enunciado apresenta a reação
4\,\mathrm{NH}_{3(g)} + 5\,\mathrm{O}_{2(g)} \rightleftharpoons 4\,\mathrm{NO}_{(g)} + 6\,\mathrm{H}_{2}\mathrm{O}_{(g)}
e pede para analisar o efeito na constante de equilíbrio K ao adicionarmos \mathrm{NH}_3, mantendo a temperatura e o volume constantes.

Passo 2

A constante de equilíbrio K é definida pelas concentrações dos produtos e reagentes na forma
K = \frac{[\mathrm{NO}]^4\,[\mathrm{H}_2\mathrm{O}]^6}{[\mathrm{NH}_3]^4\,[\mathrm{O}_2]^5}
e, por definição termodinâmica, depende apenas da temperatura.

Passo 3

Ao adicionar \mathrm{NH}_3 o quociente de reação Q momentaneamente fica menor que K, forçando o sistema a deslocar-se para a direita (formando mais produtos) até restabelecer o equilíbrio. No entanto, como a temperatura não foi alterada, K não se modifica.

Resposta

Nenhum efeito sobre K.

Exercícios relacionados