1- Quais monômeros permitem obter um poliéster e quais uma poliamida? Formule.

Passo 1

O enunciado pede para identificarmos que tipos de monômeros (e suas funções) originam um poliéster e que tipos originam uma poliamida. O conteúdo é polimerização por condensação, onde interagem grupos –OH com –COOH para formar ésteres (poliéster) ou amidas (poliamida), liberando água.

Passo 2

Para obter um poliéster, precisamos de um diol (duas funções –OH) e de um diácido (duas funções –COOH). A reação genérica de condensação é
\text{diol} + \text{diácido} \;\longrightarrow\; \text{poliéster} \;+\;\text{água}.áéá

Passo 3

Um exemplo clássico é o PET (polietileno tereftalato), reagindo etilenoglicol e ácido tereftálico:
n\,\text{HO–CH}_2\text{–CH}_2\text{–OH} \;+\; n\,\text{HOOC–C}_6\text{H}_4\text{–COOH} \;\longrightarrow\; [-\text{O–CH}_2\text{–CH}_2\text{–O–CO–C}_6\text{H}_4\text{–CO}-]_n \;+\; 2n\,\text{H}_2\text{O}.

Passo 4

Para obter uma poliamida, precisamos de uma diamina (duas funções –N H_{2}) e de um diácido (duas funções –COOH). A reação genérica de condensação é
\text{diamina} + \text{diácido} \;\longrightarrow\; \text{poliamida} + \text{água}.áá

Passo 5

Um exemplo clássico é o náilon 6,6, obtido a partir de hexametilenodiamina e ácido adipíico:
n\,\text{H}_2\text{N–(CH}_2)_6\text{–NH}_2 \;+\; n\,\text{HOOC–(CH}_2)_4\text{–COOH} \;\longrightarrow\; [-\text{NH–(CH}_2)_6\text{–NH–CO–(CH}_2)_4\text{–CO}-]_n \;+\; 2n\,\text{H}_2\text{O}.

Resposta

Para poliéster: um diol (–OH/–OH) + um diácido (–COOH/–COOH), por exemplo etilenoglicol + ácido tereftálico → PET.
Para poliamida: uma diamina (–N H_{2}/–N H_{2}) + um diácido (–COOH/–COOH), por exemplo hexametilenodiamina + ácido adipíico → náilon 6,6.

Exercícios relacionados