Dê o nome sistemático dos seguintes compostos:

Passo 1

O enunciado nos dá um alcano ramificado, representado pelo SMILES \text{CCCCC(C\text{(C)}C)C(CCCC)C\text{(C)}CCC} ou seja, um hidrocarboneto saturado (alcano) com cadeias laterais. Precisamos identificar a cadeia principal mais longa, numerá-la corretamente para obter o menor conjunto de locantes e, então, nomear os substituintes de acordo com a nomenclatura IUPAC.

Passo 2

Para achar a cadeia principal, procuramos o maior caminho contínuo de átomos de carbono. Nesse caso, a sequência mais longa tem 10 carbonos, caracterizando um decano. Qualquer outro caminho que inclua as ramificações (isopropil ou n-butil) não gera mais de 10 carbonos.

Passo 3

Agora vamos numerar essa cadeia de modo a dar os menores números possíveis aos substituintes. Se numerarmos de um extremo, obtemos locantes 5, 6 e 7 para as três ramificações; numerando pelo outro extremo, os mesmos grupos ficam nos carbonos 4, 5 e 6. Como o conjunto (4,5,6) é lexicograficamente menor que (5,6,7), adotamos a numeração que atribui substituintes nos carbonos 4, 5 e 6.

Passo 4

Identificamos quais são as ramificações em cada posição:
– No carbono 4 há um grupo metil (–C H_{3}).
– No carbono 5 há um grupo butan-1-il (–C H_{2}–C H_{2}–C H_{2}–C H_{3}), ou seja, um n-butil.
– No carbono 6 há um grupo propan-2-il (–CH(C H_{3})₂), que é o antigo “isopropil”.

Passo 5

Em IUPAC listamos os substituintes em ordem alfabética (ignorando prefixos multiplicativos). A ordem alfabética é: butan-1-il, metil, propan-2-il. Colocamos cada locante seguido do nome do substituinte entre parênteses, e depois o nome do hidrocarboneto principal.

Resposta

5-(butan-1-il)-4-metil-6-(propan-2-il)decano

Exercícios relacionados