A polia composta consiste em um aro externo e um cubo interno. A polia tem uma massa de \mathrm{mp}_{\mathrm{P}}=3 \mathrm{~kg} e um raio de giração de \mathrm{k}_{\mathrm{G}}=45 \mathrm{~mm}. Os blocos A e B têm massa de 2 kg cada. Despreze a massa das cordas. Calcule o trabalho total realizado em “N.m” e em “lb.pés” depois que o bloco A descer 0,2 \mathrm{~m} a partir de um repouso [2,0]. Aplicando o Princípio do Trabalho e Energia, encontre a equação da energia cinética em função de \omega[2,0]. Determine a velocidade angular da polia em “rad/s” e em “rpm” [0,5] e a velocidade linear dos blocos em “m/s” [0,5].

Passo 1

Para calcular o trabalho total e aplicar o Princípio do Trabalho e Energia é imprescindível conhecer os raios em que as cordas se enrolam na polia (raio do aro externo e raio do cubo interno), pois deles dependem
– o deslocamento de cada bloco em função do ângulo de rotação da polia,
– as velocidades lineares dos blocos a partir da velocidade angular da polia,
– e as expressões de trabalho das forças peso de A e de B.

Resposta

Não há como resolver o exercício porque o enunciado não fornece os raios da polia (aro externo e cubo interno), dados essenciais para relacionar deslocamentos, velocidades e trabalho.

Exercícios relacionados