(2,0 pontos) Classifique as afirmações como verdadeira ou falsa. Justifique sua resposta apenas para a(s) sentença(s) que julgar como “falsa”.
a) Um ensaio em branco pode ser usado para corrigir dados de titulações, em função do volume de titulante necessário para provocar a mudança no sistema que indica o ponto final.
b) Os indicadores usados nos métodos titulométricos necessariamente devem ser adicionados no início da titulação, e por isso sempre devem ser solúveis no meio titulante.
c) Em uma titulação de retorno ou em uma indireta, um titulante auxiliar é utilizado para quantificar o titulante principal que não reagiu com o analito.

Passo 1

O enunciado pede que eu classifique três sentenças como verdadeira ou falsa e que eu justifique apenas as(s) sentença(s) que eu julgar falsa(s). As três sentenças são:
a) Um ensaio em branco pode ser usado para corrigir dados de titulações, em função do volume de titulante necessário para provocar a mudança no sistema que indica o ponto final.
b) Os indicadores usados nos métodos titulométricos necessariamente devem ser adicionados no início da titulação, e por isso sempre devem ser solúveis no meio titulante.
c) Em uma titulação de retorno ou em uma indireta, um titulante auxiliar é utilizado para quantificar o titulante principal que não reagiu com o analito.
Vou analisar cada uma com calma e justificar apenas as que eu considerar falsas.

Passo 2

Analisando a sentença (a).
Explicação didática: um ensaio em branco (blank) é uma titulação feita com todos os reagentes e condições do experimento, exceto sem a presença do analito. O objetivo é medir o consumo de titulante devido a impurezas, reações com o solvente, consumo pelo indicador, adsorção em frascos, etc. Esse volume de titulante determinado no ensaio em branco é subtraído do volume total consumido na titulação da amostra para obter o volume efetivamente gasto na reação com o analito.
Portanto, a sentença (a) está correta: o ensaio em branco é usado justamente para corrigir os dados de titulações com base no volume de titulante necessário para provocar a mudança que indica o ponto final, quando o analito está ausente.

Passo 3

Analisando a sentença (b). (Esta é a que eu julgo falsa — justificarei detalhadamente.)
Afirmação: indicadores necessariamente devem ser adicionados no início da titulação e por isso sempre devem ser solúveis no meio titulante.
Por que é falsa — explicação passo a passo e com exemplos (didática):
  • Não existe uma regra absoluta de que o indicador deva SEMPRE ser adicionado no início. Depende do tipo de titulação e do indicador.
  • Existem diferentes tipos de indicadores:
    • Indicadores visuais (cor orgânica) que mudam de cor num certo intervalo de pH ou potencial redox — muitos são adicionados no início porque interagem com a solução durante toda a titulação (ex.: fenolftaleína em titulacões ácido–base). Mas nem sempre: alguns indicadores reagem com excesso de titulante e por isso são adicionados só próximo ao ponto final.
    • Indicadores específicos que só devem ser adicionados no final ou perto do ponto final para evitar reações secundárias. Exemplo clássico: o amido usado como indicador em titulações com iodo (iodometria) costuma ser adicionado somente quando a cor azul está prestes a desaparecer, porque o complexo amido–iodo é muito sensível e pode ser destruído se adicionado em excesso de iodo no começo.
    • Indicadores por adsorção (em titulacões argentométricas, por exemplo) e indicadores ligados a um suporte ou papel podem não precisar ser “solúveis” no sentido usual.
    • Indicadores instrumentais (sensores, eletrodos) não são substâncias adicionadas à solução e, portanto, claramente não precisam ser solúveis no meio titulante.
  • Sobre a solubilidade: muitos indicadores colorimétricos precisam ser solúveis para se distribuir na solução e sinalizar a mudança, mas nem todos. Há casos em que o indicador é apresentado como uma solução-mãe adicionada em pequena quantidade, há casos em que é aplicado em gotas no final, há indicadores impregnados em papel, e há métodos que usam eletrodos como “indicador”. Logo, a conclusão “por isso sempre devem ser solúveis” é demasiado absoluta e incorreta.
  • Conclusão prática com exemplo: em uma titulação iodométrica, o amido é estratégia típica de ser adicionado só no fim — isto demonstra que a obrigatoriedade de “adicionar no início” é falsa. E o uso de eletrodos mostra que a exigência de “sempre solúveis” também é falsa.
Por esses motivos a sentença (b) é FALSA.

Passo 4

Analisando a sentença (c).
Explicação didática e operacional: numa titulação de retorno (back titration) ou indireta, procede-se geralmente assim: adiciona-se um excesso conhecido de um titulante (o chamado titulante principal) que reage com o analito. Depois, titula-se o excesso desse titulante com um segundo titulante (titulante auxiliar). A quantidade do titulante auxiliar permite calcular quanto do titulante principal ficou não reagido; a partir disso determina-se quanto do titulante principal reagiu com o analito e, pela estequiometria, calcula-se a quantidade de analito presente.
Podemos escrever em palavras a relação básica (sem números): a quantidade de analito é igual à quantidade de titulante principal adicionada menos a quantidade de titulante principal que permaneceu não reagido — e essa quantidade remanescente é determinada pela titulação com o titulante auxiliar. Em termos de moles, por exemplo: n_{\text{analito}} = n_{\text{principal, adicionados}} - n_{\text{principal, remanescentes}}, e n_{\text{principal, remanescentes}} é obtido a partir do volume e concentração do titulante auxiliar via razão estequiométrica.
Isso é precisamente o que a sentença (c) diz: o titulante auxiliar quantifica o titulante principal que não reagiu com o analito. Portanto a sentença (c) é VERDADEIRA.

Resposta

(a) Verdadeira
(b) Falsa
(c) Verdadeira

Exercícios relacionados