PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA - PROF. PAULO CESAR (www.profpc.com.br)
62)(UTFPR) A cal extinta ou cal apagada (
) é muito utilizada em construções de alvenaria (tijolo) para formar uma pasta que misturada à areia e ao cimento seca fazendo com que a parede de tijolos não caia. A maioria dos trabalhadores de construção civil não utiliza luvas para proteger as mãos após o manuzeio da argamassa de cal. Se a pessoa ficar muito tempo com resíduos de cal na mão, isto faz com que as mãos fiquem ressecadas; isto ocorre devido a uma reação química que remove a oleosidade da pele. Após um dia de trabalho é muito comum o profissional, mesmo após lavar as mãos, estar com elas toda cheia de resíduos de cal, que continua removendo a oleosidade remanescente. Para neutralizar esta cal da mão lavada, das substâncias a seguir o profissional poderá utilizar:
a) vinagre.
b) bicarbonato de sódio.
c) pasta de dente.
d) sal de cozinha.
a) vinagre.
b) bicarbonato de sódio.
c) pasta de dente.
d) sal de cozinha.
Passo 1
O enunciado diz que a cal apagada é a base
e que, após o manuseio, resíduos dela na pele continuam removendo a oleosidade. O conteúdo aqui é reação de neutralização ácido-base: para neutralizar uma base forte como
, precisamos de um ácido.
Passo 2
Na neutralização, o ácido fornece prótons
que reagem com os íons hidróxido
da base, formando água:
Além disso, forma-se um sal neutro. Por exemplo, com ácido acético
, a reação é
Passo 3
Analisando as opções:
- Vinagre contém ácido acético, capaz de doar
e neutralizar a base. - Bicarbonato de sódio
é ligeiramente básico/amfotérico, não adianta para neutralizar forte alcalinidade. - Pasta de dente normalmente é neutra ou levemente básica e serve para abrasão, não para neutralizar bases fortes.
- Sal de cozinha
é neutro, não reage com .
Resposta
a) vinagre.