As propriedades físicas de líquidos e sólidos moleculares estão relacionadas às forças intermoleculares. Descreva as forças intermoleculares que devem ser rompidas para se converter cada um dos itens seguintes de um líquido para um gás:
\mathrm{NH}_{3}

Passo 1

O enunciado pede para descrever quais forças intermoleculares devem ser rompidas para converter o líquido de \mathrm{NH}_3 em gás. Vamos trabalhar com o conteúdo de forças intermoleculares: ligações de hidrogênio, dipolo–dipolo e forças de dispersão de London.

Passo 2

A molécula de \mathrm{NH}_3 é polar, pois o nitrogênio é mais eletronegativo que o hidrogênio e possui um par eletrônico não compartilhado. Isso cria um dipolo permanente em cada molécula.
Em fase líquida, cada molécula de \mathrm{NH}_3 pode formar ligações de hidrogênio com moléculas vizinhas, do tipo \mathrm{N\!-\!H\;\cdots\;N} Essas pontes de hidrogênio são as interações mais fortes que mantêm as moléculas coesas no líquido.

Passo 3

Além das pontes de hidrogênio, existe também interação dipolo–dipolo entre as moléculas polares de \mathrm{NH}_3 e ainda as forças de dispersão de London (van der Waals), que resultam de flutuações momentâneas dos elétrons.

Passo 4

Para vaporizar \mathrm{NH}_3, precisa-se fornecer energia suficiente para romper todas as ligações de hidrogênio e, ao mesmo tempo, superar as interações dipolo–dipolo e as forças de dispersão de London.

Resposta

As forças a serem rompidas são as ligações de hidrogênio entre moléculas de \mathrm{NH}_3, além das interações dipolo–dipolo e das forças de dispersão de London.

Exercícios relacionados