Para a reação elementar
NO3+CO NO2+CO2
Qual a molecularidade da reação e a lei de velocidade?
a) 2, v=k[NO3][CO]
b) 4, v=k[NO3][CO][NO2][CO2]
c) 2, v=k[NO2][CO2]
d) 2, v=k[NO3][CO] /[NO2][CO2]
e) 4, v=k[NO2][CO2] /[NO3][CO]

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício de Química juntos! A gente recebeu uma reação química e precisa descobrir duas coisas: qual é a molecularidade dessa reação e qual é a lei de velocidade que a descreve. Para isso, vamos usar conceitos de cinética química, que estuda a velocidade das reações e como ela depende das concentrações dos reagentes.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é molecularidade. A molecularidade de uma reação é o número de partículas reagentes que participam em um único passo da reação. No caso da reação dada:
NO3 + CO NO2 + CO2
Temos dois reagentes: NO3 e CO. Como são duas moléculas que estão reagindo juntas, a molecularidade dessa reação é 2.

Passo 3

Agora, vamos falar sobre a lei de velocidade. A lei de velocidade nos diz como a velocidade da reação depende das concentrações dos reagentes. Para uma reação de ordem geral, a velocidade é proporcional ao produto das concentrações dos reagentes elevados aos seus respectivos coeficientes na equação.
Como a reação é elementar (cada reagente participa de um único passo), a lei de velocidade pode ser escrita diretamente a partir dos coeficientes estequiométricos dos reagentes. Então, a velocidade v da reação será:
v = k [NO3] [CO]
Aqui, k é a constante de velocidade da reação.

Resposta

A alternativa correta é:
a) 2, v=k[NO3][CO]

Exercícios relacionados