Represente os intervalos dados na reta real.
(a) (3,6)
(b) (-2,5]
© [0, ∞)
(d) [-6/5, -1/2]

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente vai representar alguns intervalos na reta real. Pra isso, vamos precisar entender o que é um intervalo e como usar a reta numérica pra mostrar onde esses números ficam. Vamos usar parênteses e colchetes para indicar se os extremos estão incluídos ou não no intervalo.

Passo 2

Parte (a) (3,6)
Primeiro, temos o intervalo . Os parênteses indicam que os números 3 e 6 não estão incluídos no intervalo. Isso significa que estamos falando de todos os números que estão entre 3 e 6, mas sem incluir o próprio 3 e o 6.

Passo 3

Parte (b) (-2,5]
Agora, o intervalo . Aqui, o parêntese em -2 mostra que -2 não está incluído, mas o colchete em 5 indica que 5 está incluído. Então, queremos todos os números entre -2 e 5, incluindo o 5.

Passo 4

Parte © [0, ∞)
Seguimos para . O colchete em 0 significa que 0 está incluído no intervalo. O símbolo representa o infinito, mas como infinito não é um número real, usamos um parêntese. Isso quer dizer que o intervalo começa em 0 e vai até o infinito, sem nunca parar, incluindo o 0.

Passo 5

Parte (d) [-6/5, -1/2]
Por último, temos . Ambos os colchetes mostram que e são incluídos no intervalo. Então, estamos falando de todos os números entre e , incluindo esses dois valores.

Resposta

Representamos os intervalos na reta real da seguinte forma:
(a) : todos os números entre 3 e 6, sem incluir 3 e 6.
(b) : todos os números entre -2 e 5, incluindo 5 mas não -2.
© : todos os números a partir de 0 até o infinito, incluindo o 0.
(d) : todos os números entre e , incluindo ambos os extremos.

Exercícios relacionados