Responda:
Numa adutora de sistema de abastecimento de água - SAA, explique a função e a necessidade de uso: I - Ventosas; II - Descargas; III - Elevatória tipo booster; IV - Stand pipes; V- TAU (Tanque de Alimentação Unidirecional); VI - Válvula de retenção e gaveta.

Passo 1

O enunciado pede para explicar, numa adutora de sistema de abastecimento de água, a função e a necessidade de uso de seis componentes: ventosas, descargas (blow-offs), elevatória tipo booster, stand pipes, TAU (Tanque de Alimentação Unidirecional) e válvulas de retenção e gaveta. Para isso, vamos recorrer à teoria de proteção de tubulações, controle de pressão e operação de estações de recalque em redes de abastecimento.

Passo 2

Ventosas
Função: permitir a liberação de ar acumulado no interior da tubulação, tanto em regime de operação normal (ar entrante) quanto durante choques hidráulicos (ar comprimido).
Necessidade: evitar bolsões de ar que reduzam a seção molhada, aumentem perdas de carga e provoquem golpes de aríete.

Passo 3

Descargas (blow-offs)
Função: drenar água ou eliminar sedimentos e materiais em suspensão do fundo da tubulação.
Necessidade: durante manutenção ou depois de paralisações, garante limpeza e evita contaminação, ao escoar a água até ficar transparente.

Passo 4

Elevatória tipo booster
Função: reforçar a pressão e o fluxo em trechos onde a pressão residual no bombeamento principal não é suficiente para atender à demanda.
Necessidade: em variações de consumo ou em regiões de topografia desfavorável, ele “impulsiona” a água para manter as vazões e pressões adequadas à rede.

Passo 5

Stand pipes
Função: atuar como coluna d’água de alívio e regulagem de pressão em pontos altos ou de sucção de bombas.
Necessidade: proteger contra vácuo e golpes de aríete na sucção, além de garantir uma cota mínima de carga hidráulica de entrada em estações elevatórias.

Passo 6

TAU (Tanque de Alimentação Unidirecional)
Função: servir de reservatório de manobra que alimenta a adutora em apenas um sentido, desacoplando a operação da adutora da variação instantânea da bomba.
Necessidade: atenua variações de pressão e vazão no arrancar/parar de bombas, reduzindo oscilações e golpes de aríete na rede.

Passo 7

Válvula de retenção e gaveta
Função da válvula de retenção: impedir o refluxo de água quando a bomba para ou a pressão do monte cai; da gaveta: isolar trechos de tubulação para manutenção.
Necessidade: a retenção evita transientes inversos e inundações de bombas; a gaveta garante seccionamento seguro para intervenções sem interromper toda a adutora.

Resposta

I – Ventosas: libertam ar preso e evitam bolsões que reduzam seção molhada e causem golpes de aríete.
II – Descargas: drenar água e sedimentos, promovendo limpeza e evitando contaminação após paralisações.
III – Elevatória tipo booster: reforça pressão e vazão em trechos com demanda ou desnível elevados.
IV – Stand pipes: proporcionam coluna d’água para proteção contra vácuo e golpes na sucção de bombas.
V – TAU (Tanque de Alimentação Unidirecional): reservatório que desacopla a bomba da adutora, atenuando variações de pressão e golpes de aríete.
VI – Válvula de retenção e gaveta: retenção impede refluxo e transientes inversos; gaveta isola trechos para manutenção.

Exercícios relacionados