Qual seria o conceito adotado de pessoa desempregada para medir estatisticamente a taxa de desemprego?

Passo 1

O enunciado pergunta qual definição estatística de “pessoa desempregada” utilizamos para calcular a taxa de desemprego. O conteúdo aqui é classificação da força de trabalho segundo as recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e adotada pelo IBGE. Para resolver, precisamos apresentar os critérios que transformam um indivíduo em “desempregado” na pesquisa de emprego.

Passo 2

Primeiro, a OIT e o IBGE dividem a população em três grupos: ocupados, desempregados e inativos. A taxa de desemprego é a razão entre o número de desempregados e o total da população economicamente ativa (ocupados + desempregados). Então, é fundamental caracterizar corretamente quem é considerado desempregado.

Passo 3

Estatisticamente, considera-se uma pessoa desempregada se, na semana de referência da pesquisa:
1. ela não prestou trabalho remunerado nem trabalhou por conta própria (ou seja, não teve nenhuma hora de trabalho);
2. ela estava disponível para assumir um emprego imediatamente ou dentro de dois dias;
3. ela tomou alguma providência ativa de busca de trabalho nas quatro semanas que antecederam a pesquisa (por exemplo, enviou currículos, entrevistou-se, consultou agências de emprego etc.) ou estava aguardando a chamada para um emprego já acertado.

Passo 4

Cabe mencionar também que entram no grupo de desempregados as pessoas que foram temporariamente dispensadas (por exemplo, férias coletivas marcadas pela empresa) e aquelas afastadas por greves ou licenças, desde que mantenham a expectativa de voltar ao trabalho e atendam aos critérios de disponibilidade e procura.

Resposta

Estatisticamente, pessoa desempregada é aquela que, na semana de referência, não trabalhou nenhuma hora, estava disponível para assumir emprego imediatamente e estava em procura ativa de trabalho (ou aguardando reintegração), conforme recomendações da OIT e adotado pelo IBGE.

Exercícios relacionados