Na síntese do CuSO4 5 H2 O porque devemos deixar a solução em absoluto repouso e em seguida, colocá-la em banho de gelo?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A pergunta é sobre por que, na síntese do sulfato de cobre pentahidratado ( CuSO4 cdot 5 H2O), a gente precisa deixar a solução completamente em repouso e depois colocar ela em banho de gelo. Vamos trabalhar com conceitos de química, especificamente sobre cristalização, e precisaríamos entender como os cristais se formam nessa situação.

Passo 2

Primeiro, deixar a solução em absoluto repouso é importante porque, quando a solução está calma, as moléculas têm tempo de se organizar de maneira ordenada para formar cristais. Se mexer muito a solução, isso pode atrapalhar a formação dos cristais, fazendo com que eles fiquem menores ou com defeitos. Em termos de teoria, isso está relacionado à nucleação e crescimento cristalino, onde condições estáveis favorecem a formação de cristais bem estruturados.

Passo 3

Depois de deixar a solução em repouso, colocá-la em banho de gelo ajuda a resfriar a solução rapidamente. O resfriamento acelera a saturação da solução, ou seja, aumenta a quantidade de CuSO4 cdot 5 H2O que pode se dissolver na água. Quando a solução fica menos solúvel devido ao frio, o excesso de soluto começa a se cristalizar. Assim, o banho de gelo promove uma cristalização mais eficiente e rápida, resultando em cristais maiores e mais puros.

Resposta

Então, ao deixar a solução em repouso, garantimos um ambiente estável para a formação de cristais bem organizados, e ao resfriá-la com banho de gelo, aceleramos a cristalização, obtendo CuSO4 cdot 5 H2O de melhor qualidade.

Exercícios relacionados