Sobre os Contatores:
O que é o intertravamento?

Passo 1

O enunciado pergunta o que é o intertravamento em contatores. Vamos tratar do conceito geral de intertravamento e dos dois tipos principais (mecânico e elétrico) usados em comandos elétricos industriais.

Passo 2

Em termos gerais, intertravamento é um conjunto de dispositivos ou ligações que impede que dois (ou mais) contatores sejam fechados ao mesmo tempo. O objetivo é evitar curto-circuitos, ligações indevidas ou condições de operação inseguras.

Passo 3

Intertravamento mecânico: consiste em pinos, linguetas ou placas ligadas à parte móvel de cada contator. Quando um contator fecha, seu dispositivo mecânico ocupa a posição do outro, bloqueando fisicamente o seu fecho.

Passo 4

Intertravamento elétrico: utiliza contatos auxiliares dos próprios contatores no circuito de comando. Por exemplo, um contato normalmente fechado (NF) de um contator é colocado em série com a bobina do outro. Enquanto o primeiro está energizado, sua auxiliar NF abre e impede a energização do segundo contator.

Passo 5

Em esquemas de inversão de rotação ou de partida estrela-triângulo, esse intertravamento garante que contatores opostos (avanço/retorno ou estrela/triângulo) nunca atuem simultaneamente, protegendo o motor e evitando danos ao sistema.

Resposta

O intertravamento é o mecanismo (mecânico, elétrico ou ambos) que garante que contatores mutuamente exclusivos não se fechem ao mesmo tempo, prevenindo curto-circuitos e reforçando a segurança do circuito.

Exercícios relacionados