Uma tensão senoidal de 50 Hz com amplitude máxima de 340 V em t=0 é aplicada aos terminais de um indutor. A amplitude máxima da corrente de regime permanente no indutor é 8,5 A.
a) Qual é a freqüência da corrente no indutor?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre uma tensão senoidal com frequência de 50 Hz e amostra máxima de 340 V aplicada a um indutor. A corrente que circula no indutor em regime permanente tem uma amplitude máxima de 8,5 A. Nosso objetivo aqui é descobrir qual é a frequência dessa corrente no indutor.

Passo 2

Primeiro, precisamos entender que em um circuito indutivo em regime permanente, a corrente também será uma onda senoidal, assim como a tensão aplicada. Isso porque o indutor não muda a frequência da tensão que passa por ele.

Passo 3

A frequência da corrente em um indutor é a mesma da tensão aplicada. Isso ocorre porque o indutor resiste às mudanças na corrente através dele, mas não altera a frequência dessa corrente.

Passo 4

Portanto, já que a tensão aplicada tem uma frequência de 50 Hz, a corrente que circula no indutor também terá a mesma frequência.

Resposta

A frequência da corrente no indutor é 50 Hz.

Exercícios relacionados