1{ }^{\text {a }} Questão (30%)

Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, para cada uma das assertivas a seguir:
( ) A depreciação de máquinas e benfeitorias representa um custo variável de produção, pois o seu valor varia com a intensidade de uso de um bem.
( ) O custo de oportunidade do capital investido é inserido na planilha de fluxo de caixa como saída de recurso financeiro, pois a taxa de desconto representa o próprio custo do capital.
( ) Na planilha de fluxo de caixa, o valor residual representa o resíduo de lucro que sobra quando a receita paga os custos fixos e os custos variáveis.
( ) Se aplicarmos uma taxa de desconto (i) igual à TIR, teremos um VPL igual a zero.
( ) Se há uma necessidade líquida de capital de giro, em dias, positiva, isto indica que sua empresa financia as compras dos seus clientes por um período menor que aquele pelo qual sua empresa é financiada pelos seus fornecedores.
( ) Na planilha de fluxo de caixa, caso tenha comprado uma máquina no ano zero, mas seu pagamento seja dividido em três anos, ainda assim, o valor da máquina entrará todo no ano zero, se for neste ano que a máquina passe a operar e produzir, na empresa.
( ) Para um mesmo VPL, quanto maior a TIR, maior a viabilidade econômica do projeto, e para uma mesma TIR, quanto maior o VPL, maior a viabilidade econômica do projeto
( ) O ponto de equilíbrio, ou ponto de nivelamento da firma, é a menor quantidade/receita (em valores positivos e não nulos) a ser produzida/gerada para que empresa tenha lucro zero.
( ) Em um fluxo de caixa de 10 anos, devemos considerar os efeitos da inflação, aumentando os valores, ano a ano, de acordo com a previsão de inflação para o período, para que não haja defasagem de valores ou perda do poder de compra.
( ) O custo decorrente da antecipação de recebíveis é incorporado na planilha de custos, no item custos variáveis.
( ) A diferença entre o capital de giro e o caixa mínimo é o exato valor do estoque inicial.
( ) O SIMPLES é um imposto que representa um custo fixo, pois desde que a empresa esteja operando ela irá pagá-lo todo mês.
( ) O aluguel representa um custo variável, pois a cada 12 meses há reajuste de valor, o que o faz variar uma vez ao ano.
( ) A melhor forma de descobrir qual o pró-labore usar para o proprietário da empresa (quando este nela trabalha), é aplicando o custo de oportunidade de sua mão-de-obra como pró-labore.
( ) A lucratividade mede o lucro líquido em relação às vendas.
( ) A rentabilidade mede o lucro líquido em relação ao investimento total.
( ) O prazo de retorno do investimento pode ser medido, também, dividindo o total pelo lucro líquido.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 0
- 1 : ; ( ) \$\(&\)\&\(&\)@\(&\)\prime \prime

Passo 1

O enunciado apresenta 17 assertivas sobre classificação de custos, fluxo de caixa, análise de projetos (TIR, VPL, payback), capital de giro e indicadores de lucratividade e rentabilidade. Nosso objetivo é marcar cada uma como verdadeira (V) ou falsa (F).

Passo 2

Classificação de custos e valores residuais
– (1) Depreciação como custo variável? Na contabilidade e no custeio, depreciação é custo fixo. → F
– (3) Valor residual = lucro que sobra após pagar custos fixos e variáveis? Na verdade, é valor de revenda do ativo ao final. → F
– (10) Custo de antecipação de recebíveis em custos variáveis? É custo financeiro, não custo de produção. → F
– (12) Simples como custo fixo mensal? É tributo proporcional ao faturamento, logo variável. → F
– (13) Aluguel como custo variável por haver reajuste anual? Reajuste não o torna variável de produção. → F

Passo 3

Fluxo de caixa e custo de capital
– (2) Inserir custo de oportunidade do capital como saída no fluxo de caixa? Não; considera-se na taxa de desconto, sem lançar saída extra. → F
– (6) Se comprou máquina no ano 0 e pagamento parcelado, incluir todo o investimento no ano 0 (uso operacional)? Em análise de projeto, registra-se o capex no momento da entrada em operação. → V
– (9) Em fluxo de caixa de 10 anos deve-se ajustar valores pela inflação para usar taxa nominal? Sim, fluxos nominais pedem estimativa inflacionária. → V
– (17) Payback calculado dividindo investimento por lucro líquido? O payback usa fluxo de caixa, não lucro contábil. → F

Passo 4

Métricas de avaliação de projetos
– (4) Se a taxa de desconto = TIR, então VPL =0. Verdadeiro por definição da TIR. → V
– (7) Para mesmo VPL, maior TIR aumenta viabilidade, e para mesma TIR, maior VPL aumenta viabilidade. Correto. → V
– (8) Ponto de equilíbrio = menor quantidade/receita positiva para lucro zero. Verdadeiro. → V
– (16) Rentabilidade = lucro líquido / investimento total. Essa é a definição de retorno sobre investimento. → V

Passo 5

Capital de giro
– (5) Necessidade líquida de capital de giro (dias) positiva indica que a empresa financia clientes por período menor que o financiado por fornecedores? Na realidade, se NCG>0 você financia suas operações por mais tempo que seus fornecedores financiam você. → F
– (11) Diferença entre capital de giro e caixa mínimo = estoque inicial? Não corresponde exatamente ao estoque. → F

Passo 6

Pro-labore, lucratividade e rentabilidade
– (14) Pró-labore = custo de oportunidade da própria mão-de-obra do sócio? Sim, essa é a maneira recomendada. → V
– (15) Lucratividade = lucro líquido / vendas. É a margem líquida. → V

Resposta

(F) (F) (F) (V) (F) (V) (V) (V) (V) (F) (F) (F) (F) (V) (V) (V) (F)

Exercícios relacionados