2{ }^{\text {a }} Questão: Sobre Sistemas de Tubulações Industriais, assinale a alternativa INCORRETA:
a) É composto por trechos retos (tubos) e acidentes ou acessórios instalados;
b) Os trechos retos, acessórios, materiais e dimensões são detalhados num desenho técnico denominado Isométrico de Tubulação;
c) O isométrico de tubulação é um desenho técnico que representa a tubulação em perspectiva isométrica e em escala, com todos os trechos retos e acessórios instalados;
d) Possuem uma padronização internacional identificada por um diâmetro nominal e uma indicação de espessura (Schedule);
e) Para tubulações com diâmetro nominal abaixo de 14" o diâmetro nominal difere do diâmetro externo;

Passo 1

O enunciado pede para identificar, entre as alternativas (a) a (e), qual é a alternativa INCORRETA sobre sistemas de tubulações industriais. As informações fornecidas são as próprias alternativas:
  • (a) É composto por trechos retos (tubos) e acidentes ou acessórios instalados;
  • (b) Os trechos retos, acessórios, materiais e dimensões são detalhados num desenho técnico denominado Isométrico de Tubulação;
  • (c) O isométrico de tubulação é um desenho técnico que representa a tubulação em perspectiva isométrica e em escala, com todos os trechos retos e acessórios instalados;
  • (d) Possuem uma padronização internacional identificada por um diâmetro nominal e uma indicação de espessura (Schedule);
  • (e) Para tubulações com diâmetro nominal abaixo de \,14\\ \text{in} o diâmetro nominal difere do diâmetro externo.

Passo 2

Analisando a alternativa (a). Significado das palavras: “trechos retos” = segmentos de tubo que ligam pontos; “acidentes ou acessórios” = conexões, flanges, válvulas, curvas, tees etc. Em sistemas de tubulação industrial o conjunto é exatamente isso: tubos (trechos retos) + acessórios instalados. Conclusão: a alternativa (a) está correta.
Analisando a alternativa (b). O que é um isométrico de tubulação? É um desenho que descreve cada linha de tubulação individualmente, mostrando comprimentos, inclinações, localizações de acessórios (válvulas, flanges, uniões), tipos de conexão, material e dimensões relevantes. Em outras palavras, os trechos retos, os acessórios e as dimensões são realmente detalhados no isométrico. Conclusão: a alternativa (b) está correta.

Passo 3

Analisando a alternativa (c). Vamos entender duas partes da frase:
  • “representa a tubulação em perspectiva isométrica”: isso está certo — o desenho usa projeção isométrica para dar a visão tridimensional da tubulação.
  • “e em escala”: aqui é o ponto crítico. Na prática de desenho de tubulação industrial, os isométricos são desenhos dimensionados (informam todas as medidas) mas normalmente NÃO se exige que o traçado do isométrico esteja desenhado estritamente “à escala” gráfica como um desenho arquitetônico. A razão prática é que o isométrico serve para medir e montar (as dimensões são anotadas) e muitas vezes o desenho é gerado ou ajustado por software; historicamente e por norma de trabalho, o isométrico é descrito como um desenho “dimensionado” e não um desenho que deva ser reproduzido com uma escala fixa — os comprimentos reais aparecem por cotas, e a projeção isométrica distorce comprimentos na folha se for usada uma escala única uniforme. Portanto a assertiva de que o isométrico é necessariamente “em escala” é enganosa/incorrecta no sentido técnico-industrial: o isométrico apresenta dimensões corretas por cotas, mas não é um desenho que dependa de uma escala gráfica única para assegurar as medidas (as medições são pelas cotas, não pela escala do traço). Conclusão: a alternativa (c) está INCORRETA.

Passo 4

Analisando a alternativa (d). Explicação do que significa: tubulações são identificadas por um diâmetro nominal ( \mathrm{NPS} ou \mathrm{DN}) e pela indicação de espessura de parede conhecida como “Schedule” (por ex. \mathrm{Sch}\;40, \mathrm{Sch}\;80). Isso é padronizado internacionalmente (ASME/ANSI, ISO tem correspondentes), portanto a alternativa (d) está correta.
Analisando a alternativa (e). Relação entre diâmetro nominal e diâmetro externo: por norma prática, para tamanhos menores que um certo limite o “diâmetro nominal” não é igual ao diâmetro externo real; para tubos padrões, a regra aceita é que para diâmetros nominais menores que \,14\\ \text{in} o valor nominal NÃO coincide com o diâmetro externo real (ex.: \mathrm{NPS}\\\ 1/2 tem diâmetro externo \approx 0,840\\ \text{in}). Para \mathrm{NPS} iguais ou maiores que \,14\\ \text{in} o valor nominal geralmente coincide com o diâmetro externo. Portanto a alternativa (e) está correta.

Passo 5

Resumo das verificações: (a) correta; (b) correta; (c) incorreta por afirmar que o isométrico é necessariamente “em escala”; (d) correta; (e) correta. Logo a alternativa INCORRETA é a (c). Força aí — você já identificou a pegadinha: a palavra “em escala” no (c) é a cilada técnica.

Resposta

c)

Exercícios relacionados