Na útlima etapa da obtenção do complexo \left[\mathrm{Ni}\left(\mathrm{NH}_{3}\right)_{6}\right] \mathrm{Cl}_{2}, o composto é isolado por filtação a vácuo seguida da lavagem dos cristais por solução de amônia concentrada, etanol e éter, resfriados previamente.
Explique porque a lavagem é feita nesta ordem e porque as soluções foram resfriadas previamente?
\square

Passo 1

O enunciado descreve que, após formar o complexo \left[\mathrm{Ni}\left(\mathrm{NH}_{3}\right)_{6}\right]\mathrm{Cl}_{2}, isolamos os cristais por filtração a vácuo e em seguida lavamos com, na ordem, solução concentrada de amônia, etanol e éter — todos pré-resfriados. Para explicar essa ordem, vamos usar conceitos de solubilidade em solventes de polaridade decrescente e estabilidade de complexos de coordenação.

Passo 2

A primeira lavagem é com solução concentrada de amônia. Nesse passo removemos sais solúveis (por exemplo cloretos livres, hidróxidos de N i^{2} ^{+} que possam ter se formado) sem desfazer o complexo: em meio rico em \mathrm{NH}_{3} o equilíbrio
\mathrm{Ni}^{2+} + 6\,\mathrm{NH}_{3} \rightleftharpoons \left[\mathrm{Ni}(\mathrm{NH}_{3})_{6}\right]^{2+}
é empurrado para a direita, mantendo o complexo estável e insolúvel ou pouco solúvel. Assim as impurezas solúveis se dissolvem e o produto não se perde.

Passo 3

Depois usa-se etanol, solvente menos polar que a água e que remove traços de amônia livre e água retida nos cristais. Como \left[\mathrm{Ni}(\mathrm{NH}_{3})_{6}\right]\mathrm{Cl}_{2} tem baixa solubilidade em etanol (e menor ainda se frio), quase não se dissolve, mas óleos orgânicos e água residual saem. Por fim, o éter, de polaridade ainda menor, retira resquícios de etanol e de água, acelerando a secagem sem dissolver o produto.

Passo 4

Todos os solventes são pré-resfriados para diminuir a solubilidade do complexo em cada um deles e assim evitar perdas do produto: quanto menor a temperatura, menor a solubilidade dos sais. Além disso, solventes frios reduzem a pressão de vapor da amônia e minimizam a desorbção de \mathrm{NH}_{3} do complexo, preservando sua integridade.

Resposta

A lavagem é feita em ordem de polaridade decrescente (primeiro meio rico em \mathrm{NH}_{3} para não desfazer o complexo e remover sais solúveis; depois etanol e éter para retirar água e orgânicos) de modo a purificar sem dissolver o produto. Os solventes são resfriados para reduzir a solubilidade do complexo em cada etapa e impedir a perda de \mathrm{NH}_{3} ligante.

Exercícios relacionados