(V ou F?) Devido às membranas celulares serem relativamente impermeáveis para a maioria dos solutos, mas muito permeáveis à água sempre que existir maior concentração de soluto de um lado da membrana celular a água se difunde pela membrana em direção ao lado de maior concentração de soluto.

Passo 1

Beleza, o exercício é um “V ou F?” sobre osmose. Ele diz assim: “Como a membrana celular não deixa passar a maioria dos solutos, mas deixa a água passar fácil, sempre que um lado tiver mais soluto a água vai se mover pra lá.” O conteúdo é osmose e transporte através de membranas semipermeáveis. Para sacar isso, a gente precisa entender que água (solvente) se move de onde tem menos soluto pra onde tem mais soluto para equilibrar as concentrações.

Passo 2

Antes de tudo, o que é osmose? É um tipo de transporte passivo onde a água atravessa a membrana sem gastar energia. A membrana é semipermeável: ela deixa a água (solvente) passar, mas os solutos grandes ou carregados (como sais, açúcares) não passam.

Passo 3

Por que a água se move pro lado de maior concentração de soluto? Pense assim: onde tem muito soluto, sobra menos água “livre”. A água sempre quer ir do lugar onde está “espremida” para onde está “mais folgada”? Na real, ela vai do local de maior potencial hídrico (mais água livre, menos soluto) para menor potencial hídrico (menos água livre, mais soluto).

Passo 4

No exercício, a afirmação diz exatamente isso: como a membrana não deixa o soluto atravessar, mas deixa a água, então sempre que um lado tiver mais soluto, a água vai rolar pra lá. Isso é o princípio básico da osmose.

Resposta

Verdadeiro.

Exercícios relacionados