Você conseguiria realizar o experimento de maneira correta sem lavar os terminais? Justifique.
Passo 1
O enunciado pergunta se conseguimos conduzir o experimento de forma confiável sem fazer a limpeza (lavagem) dos terminais. Em muitos experimentos, especialmente os eletroquímicos ou de baixa tensão/corrente, os terminais são pontos críticos de contato elétrico.
Passo 2
Quando não se lava o terminal, fica lá depositado resíduo de oxidação metálica, poeira ou sais da solução anterior. Esses contaminantes aumentam a resistência de contato e podem introduzir potenciais parasitas (falsos desvios de tensão), porque formam micro-células eletroquímicas entre superfícies diferentes.
Passo 3
Com a resistência de contato maior e correntes parasitas, a medida de tensão ou corrente desejada fica distorcida: entra erro sistemático e cai a reprodutibilidade. Na prática, você não sabe se está medindo o fenômeno de interesse ou apenas a má qualidade do contato.
Passo 4
Por isso, para garantir que o experimento reflita só o que você quer estudar (e não variações de oxidação, sujeira ou filme), é imprescindível lavar e secar os terminais antes de cada ensaio.
Resposta
Não. Sem lavar os terminais, a resistência de contato e correntes parasitas geradas pelos resíduos comprometem a precisão e a confiabilidade do experimento.