Enunciado

14-17C Escreva a equação que define a carga de sucção positiva líquida real (disponível) N P S H . Com essa definição, discuta pelo menos cinco maneiras de diminuir a probabilidade de cavitação na bomba, para o mesmo líquido, temperatura e vazão.

Passo 1

Opaaa! Preparado pra mais uma questão de bomba?! Vem comigo então!!

Primeiro o problema pede pra a gente escrever a equação da carga de sucção positiva líquida disponível:

N P S H d i s p o n í v e l = P ρ g + V 2 2 g e n t r a d a   d a   b o m b a - P v ρ g

Na primeira parte da equação temos a pressão P e a velocidade do fluido V na entrada da bomba, juntamente com sua densidade ρ e a aceleração da gravidade g . Depois a gente tem P v que é a pressão de vapor do fluido dividida pela gravidade e sua densidade!

Passo 2

Agora a gente tem que discutir pelo menos 5 maneiras diferentes de evitar a catitação!! Opa, são muitas maneiras!!! Mas relaxa que a gente vai conversar sobre cada uma!!

A cavitação ocorre quando N P S H d i s p o n í v e l < N P S H n e c e s s á r i o beleza?!

A gente pode aumentar a pressão do fluido na entrada, isso vai aumentar o N P S H d i s p o n í v e l ! E como isso?! Posicionando a bomba abaixo do nível do reservatório!

Outras formas de evitar que a pessão na entrada da bomba caia é evitando a peda de carga antes da bomba, então é só a gente pensar no que causa perda de carga e fazer o contrário!!

Usar o mínimo de válvulas, cotovelos, etc, antes da bomba;

Escolher os elementos (válvulas, cotovelos, entradas, etc) que tenham a menor perda de carga possível;

Reduzir o comprimento da tubulação;

Usar um tubo mais liso;

Aumentar o diâmetro do tubo na entrada da bomba!

Opaa, viu?! Foram até 6, nem foi tão difícil assim!!

Resposta

  1. Posicionar a bomba em um nível abaixo do reservatório;
  2. Usar o mínimo de elementos antes da bomba;
  3. Escolher elementos com o mínimo de perda de carga
  4. Diminuir o comprimento da tubulação;
  5. Usar tubos lisos;
  6. Aumentar o diâmetro do tubo na entrada da bomba.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Justifique a afirmação de Heynes (1986), a qual sustenta que o modo mais apropriado para escrever o fluxo difusivo para gases é: J A , z = - D A B R T d P A d z Na qual P A é a pressão parcial de A .
Calcule e compare, com o valor tabelado, o valor do coeficiente de difusão do vapor d’água em ar seco e estagnado a 25 ° Ce1a t m , considerando o ar como uma mistura gasosa contendo: 78,09 %d eN 2 ,2
Determine o valor do volume difusional de Fuller et al. (1966) das espécies citadas no exercício 10
Papes filho et al. (1995) propuseram correções para moléculas polares que estão apresentadas a seguir: δ 1 = 3,6x10 3 μ p i 2 p c i 0,7915 + 0,1693 w i 2,3551 - 0,087 w i 3 T c i 2 ; c o mσ A B dado p
Estime o valor do coeficiente de difusão do C O 2 em ar seco e estagnado a 44 ° Ce1a t m , sabendo que o seu valor a 3 ° C é igual a 0,144 c m 2 / s . Considere o ar como a mistura gasosa cuja composi