Transferência de Massa

Vamos aprender Transferência de Massa sem enrolação e sem complicação? Vem comigo!

O que é Transferência de Massa

A transferência de massa é o nome dado ao processo no qual ocorre o transporte de espécies químicas de uma região para outra.

Lembra de quando vimos lá na escola que se a gente comesse muito sal as nossas células desidratavam (colocavam água pra fora)? Então, o que acontece nesse caso é uma transferência de massa, pois a água (espécie química) sai de uma região (dentro da célula) e vai para outra (fora da célula).

Mas porque isso acontece? o que move essa transferência de massa?

Bom, quando a gente come muito sal, o meio fora da célula fica com sal em excesso e pouca água, enquanto dentro da célula está cheio de água. Então, note que a água saiu de uma região que tinha muita água e foi pra outra região que tinha pouca água.

Sendo assim, o que move a transferência de massa é um gradiente de concentração. Sempre que tiver um gradiente de concentração a tendência é ocorrer a transferência de massa da região que tem maior concentração para a região que tem menor concentração, beleza?

Ilustração representativa da transferência de massa
Ilustração representativa da transferência de massa

Mecanismos de Transferência de Massa

Existem alguns mecanismos de transferência de massa, os dois principais são: difusão e convecção.

Vamos falar resumidamente sobre cada um deles a seguir.

Difusão

A difusão é o mecanismo de transferência de massa que ocorre a nível molecular e está associado ao movimento aleatório das moléculas.

É estranho falar que a transferência de massa é um processo que tem direção definida, sempre da maior concentração para a menor concentração, e ao mesmo tempo dizer que o mecanismo de difusão é devido ao movimento aleatório das moléculas. Parece meio contraditório, não é?

Mas pensa comigo, imagina que você está em um lugar muito lotado de gente e de longe você avista uma região que está mais vazia. O que você faz automaticamente, sem nem pensar, sem ninguém externo falar nada pra você? Na hora você vai sair da região lotada e ir para a região mais vazia, correto?

É a mesma coisa com as moléculas, elas não querem ficar grudadas se elas podem ficar mais "livre". Dizemos que o mecanismo de difusão se deve ao movimento aleatório intrínseco das moléculas porque não tem nenhuma ação externa que faça com que as moléculas se direcionem para a região de menor concentração, elas apenas se movimentam aleatoriamente e acabam se direcionando para essa região, beleza?

Convecção

Agora, ao contrário da difusão, a convecção é o mecanismo de transferência de massa devido à um movimento de todo o sistema causado por uma ação externa.

Imagina que você tem um copo com a água até a metade, mais ou menos, e você pinga uma gotinha de corante ali dentro.

O que acontece inicialmente é que o topo da coluna de água vai ter uma concentração maior de corante do que o fundo. Aos poucos o corante começa a se direcionar para o fundo, devido ao movimento aleatório das moléculas de corante, mostrando a transferência de massa por difusão.

Agora, se você pegar uma colher e mexer o que vai acontecer é que tudo vai se homogeneizar mais rapidamente, ou seja, as moléculas de corante vão migrar para as regiões de menor concentração até que não haja mais diferença de concentração e isso por causa de uma ação externa ao sistema que você fez, mostrando a transferência de massa por convecção.

Deu pra sacar a diferença entre esses mecanismo?

UFAA... Para uma introdução do assunto acho que já apendemos bastante, não concorda?

Mas você ainda pode aprender muito mais rápido e sem complicação aqui no Responde Aí. Confere o nosso Raio-X aqui em seguida, veja todo o conteúdo que temos sobre esse assunto e eu garanto que você não vai se arrepender se escolher ficar com a gente! 👇🏽

Vá do 0 à APROVAÇÃO com nosso RAIO‐X
de Transferência de Massa, veja abaixo:

RAIO-X

Tá com pouco tempo para estudar e precisa mandar bem na prova?

Nosso RAIO-X te da o passo a passo para matar todo o assunto de Transferência de Massa em pouco tempo, numa linguagem simples, e deixando mais seguro(a) para prova.

VAMOS AO RAIO-X:

Podemos separar Transferência de Massa em 3 partes:

COMO APRENDER TUDO ISSO EM POUCO TEMPO?

O maior erro que você pode cometer é tentar estudar de forma desorganizada, seja procurando vídeos no YouTube, pulando pro caderno, livro do professor ou a famosa xerox. Você acaba perdendo muito tempo e não sente que está realmente avançando.

O segredo é ter um guia, que te diga não só que tópicos estudar e em que ordem, como também te indique bons resumos (em texto ou vídeo) e exercícios selecionados em ordem de dificuldade, com resolução passo a passo.

Comece abaixo com a primeira parte:
1.Fundamentos da Transferência de Massa

1. Fundamentos da Transferência de Massa

Para aprender Transferência de Massa você deve estudar os seguintes tópicos, nessa ordem:

Proxima parte de Transferência de Massa
2.Fundamentos da Transferência de Massa

2. Difusividade

Para aprender Transferência de Massa você deve estudar os seguintes tópicos, nessa ordem:

Proxima parte de Transferência de Massa
3.Difusividade

3. Balanço de Massa

Para aprender Transferência de Massa você deve estudar os seguintes tópicos, nessa ordem:

Proxima parte de Transferência de Massa
4.Balanço de Massa

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas