Transferência de Massa
Resumo
Vamos aprender Transferência de Massa sem enrolação e sem complicação? Vem comigo!
O que é Transferência de Massa
A transferência de massa é o nome dado ao processo no qual ocorre o transporte de espécies químicas de uma região para outra.
Lembra de quando vimos lá na escola que se a gente comesse muito sal as nossas células desidratavam (colocavam água pra fora)? Então, o que acontece nesse caso é uma transferência de massa, pois a água (espécie química) sai de uma região (dentro da célula) e vai para outra (fora da célula).

Mas porque isso acontece? o que move essa transferência de massa?
Bom, quando a gente come muito sal, o meio fora da célula fica com sal em excesso e pouca água, enquanto dentro da célula está cheio de água. Então, note que a água saiu de uma região que tinha muita água e foi pra outra região que tinha pouca água.
Sendo assim, o que move a transferência de massa é um gradiente de concentração. Sempre que tiver um gradiente de concentração a tendência é ocorrer a transferência de massa da região que tem maior concentração para a região que tem menor concentração, beleza?

Mecanismos de Transferência de Massa
Existem alguns mecanismos de transferência de massa, os dois principais são: difusão e convecção.
Vamos falar resumidamente sobre cada um deles a seguir.
Difusão
A difusão é o mecanismo de transferência de massa que ocorre a nível molecular e está associado ao movimento aleatório das moléculas.
É estranho falar que a transferência de massa é um processo que tem direção definida, sempre da maior concentração para a menor concentração, e ao mesmo tempo dizer que o mecanismo de difusão é devido ao movimento aleatório das moléculas. Parece meio contraditório, não é?

Mas pensa comigo, imagina que você está em um lugar muito lotado de gente e de longe você avista uma região que está mais vazia. O que você faz automaticamente, sem nem pensar, sem ninguém externo falar nada pra você? Na hora você vai sair da região lotada e ir para a região mais vazia, correto?
É a mesma coisa com as moléculas, elas não querem ficar grudadas se elas podem ficar mais "livre". Dizemos que o mecanismo de difusão se deve ao movimento aleatório intrínseco das moléculas porque não tem nenhuma ação externa que faça com que as moléculas se direcionem para a região de menor concentração, elas apenas se movimentam aleatoriamente e acabam se direcionando para essa região, beleza?
Convecção
Agora, ao contrário da difusão, a convecção é o mecanismo de transferência de massa devido à um movimento de todo o sistema causado por uma ação externa.
Imagina que você tem um copo com a água até a metade, mais ou menos, e você pinga uma gotinha de corante ali dentro.
O que acontece inicialmente é que o topo da coluna de água vai ter uma concentração maior de corante do que o fundo. Aos poucos o corante começa a se direcionar para o fundo, devido ao movimento aleatório das moléculas de corante, mostrando a transferência de massa por difusão.

Agora, se você pegar uma colher e mexer o que vai acontecer é que tudo vai se homogeneizar mais rapidamente, ou seja, as moléculas de corante vão migrar para as regiões de menor concentração até que não haja mais diferença de concentração e isso por causa de uma ação externa ao sistema que você fez, mostrando a transferência de massa por convecção.

Deu pra sacar a diferença entre esses mecanismo?
UFAA... Para uma introdução do assunto acho que já apendemos bastante, não concorda?
Mas você ainda pode aprender muito mais rápido e sem complicação aqui no Responde Aí. Confere o nosso Raio-X aqui em seguida, veja todo o conteúdo que temos sobre esse assunto e eu garanto que você não vai se arrepender se escolher ficar com a gente! 👇🏽