Enunciado

O que é arrasto? O que causa o arrasto? Por que geralmente tentamos minimizá-lo?

Passo 1

Como vocês estão? Tudo certinho? Vamos exercitar o nosso conhecimento sobre arrasto?

O primeiro passo para resolver a questão é saber o que é arrasto. Quando estamos andando e o vento nos empurra para trás, estamos sofrendo uma força chamada de arrasto F D !

O arrasto é a força que um fluido em movimento faz sobre um corpo na direção do escoamento. No caso da força de arrasto do vento, o escoamento é horizontal. Logo, o arrasto é a componente horizontal da força que o vento exerce sobre a gente.

Passo 2

O arrasto é causado por conta de dois motivos: a diferença de pressão entre a parte da frente P 1 e de trás P 2 do corpo e a tensão de cisalhamento τ que o escoamento exerce sobre a superfície do corpo. A imagem abaixo explica como essas duas causas funcionam.

Como a pressão P 1 na parte da frente é maior que a pressão P 2 na parte de trás do corpo, o corpo é empurrado na direção do escoamento. Além disso, o atrito entre o fluido em movimento e o corpo também gera uma força resultante na direção do escoamento.

Passo 3

Assim como o escoamento do vento pelo nosso corpo gera uma resistência ao nosso movimento, o escoamento do vento sobre os aviões e os carros também geram uma resistência ao movimento desses veículos.

Isso faz com que esses meios de transporte precisem de mais combustível para se deslocar. Por isso tentamos minimizar o arrasto tornando os corpos mais aerodinâmicos.

Resposta

O arrasto é a força que um fluido em movimento faz sobre um corpo na direção do escoamento. A diferença de pressão entre a parte da frente P 1 e de trás P 2 do corpo e a tensão de cisalhamento. Para diminuir o consumo de combustível.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um avião tem uma massa de 50.000 kg, e 300 m² de área de asa, um coeficiente de sustentação máximo de 3,2 e coeficiente de arrasto em velocidade de cruzeiro de 0,03 a uma altude de 12.000 m. Determine
Um pequeno avião tem massa total de 1800 kg e uma área de asa de 42 m². Determine os coeficientes de sustentação e arrasto desse avião enquanto viaja a uma altitude de 4000 m a uma velocidade constant
Considere um avião leve com um peso total de 15.000 N e uma área de asa de 46 m², essas asas são semelhantes ao aerofólio NACA 23012 sem flaps. Usando dados da figura 11-45, determine a velocidade de
Qual é a diferença entre a velocidade a montante e a velocidade da corrente livre? Para que tipo de escoamento essas velocidades são iguais entre si?
Qual é a diferença entre corpos carenados e corpos rombudos? Uma bola de tênis é um corpo carenado ou rombudo?