Enunciado

Qual é a causa da cor? Por que alguns objetos parecem azuis enquanto outros parecem vermelhos? A cor da superfície na temperatura ambiente está relacionada com a radiação que ela emite?

Passo 1

A radiação leve (ou visível) consiste em faixas estreitas de cores, do violeta ao vermelho. A cor de uma superfície depende de sua capacidade de refletir determinado comprimento de onda.

Por exemplo, uma superfície que reflete radiação na faixa de comprimento de onda de 0,63 a 0,76   μ m enquanto absorve o restante aparece vermelha para os olhos. Uma superfície que reflete toda a luz aparece branca, enquanto uma superfície que absorve toda a luz incidente aparece preta.

Ou seja, a cor de uma superfície à temperatura ambiente não está relacionada à radiação que emite, mais sim ao comprimento de onda que o objeto é capaz de refletir.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere uma superfície a uma temperatura uniforme de 1.000K . Determine a taxa máxima de radiação térmica que pode ser emitida por essa superfície, em W / m 2 .
Uma estação de rádio está emitindo ondas de rádio no comprimento de onda de 150m . Determine a frequência dessas ondas.
Por que definimos a função de radiação do corpo negro? O que isso representa? Para que é utilizada?
A luz do dia e a luz de velas podem ser aproximadas como um corpo negro na temperatura de superfície efetiva de 5.800K e 1.800K , respectivamente. Determine a energia de radiação (em W m 2 ) emitida p
A temperatura do filamento de uma lâmpada incandescente é de 2.800K . Tratando o filamento como um corpo negro, determine a fração da energia radiante emitida pelo filamento situada na faixa do visív