Transferência de Calor por Radiação

Resumo

Olá! Está em busca de uma plataforma de estudos na qual você consiga aprender transferência de calor por radiação de forma simples e descontraída?

Sua busca se encerra aqui, seja muito bem-vindo ao Responde Aí!

Existem três mecanismos principais a partir dos quais o calor pode ser transferido: condução, convecção e radiação.

Hoje, nós vamos começar a explorar esse mecanismo de radiação. Bora lá?

Imagine que de alguma forma, a gente consiga colocar um objeto quente no interior de uma superfície fria, mas entre o objeto e a superfície há apenas vácuo:

Objeto quente no interior de uma superfície fria
Objeto quente no interior de uma superfície fria

Querendo ou não, o objeto vai se resfriar e a superfície se aquecer, até que não haja diferença de temperatura entre eles.

Como entre o objeto e a superfície só há vácuo, não há um meio material entre os dois, essa tranferência de calor não pode ocorrer por condução e nem por convecção (relembrando que esses mecanismos ocorrem através de um meio material). Sendo assim, essa transferência de calor ocorre pelo que chamamos de radiação térmica.

O grande diferencial da radiação é que ela não precisa de um meio material para ocorrer. Um exemplo é a enrgia do sol, que alcança a terra por meio de transferência de calor por radiação, uma vez que entre o sol e a terra há apenas vácuo.

Como a radiação se propaga no vácuo, ela é definida como uma onda eletromagnética, com comprimentos de onda que variam entre $0,1$ e $100~\mu m$. aproximadamente.

O interessante é que radiação térmica é emitida por qualquer corpo com temperatura acima de zero absoluto, ou seja, você, sua mesa, seu computador, as paredes de sua casa... todos emitem radiação térmica.

Pensando na parte teórica, basicamente é isso que é a transferência de calor por radiação.

Você pode me perguntar: Não tem conta?

TEM! Para nossa tristeza tem bastante conta hahaha

Quer começar a entender como equacionamos essa transferência por radiação? Confere esse vídeo aqui:

Mas não paramos por aqui, ainda temos muito conteúdo para você aprender e ficar preparado para a prova! Confere o nosso Raio-X, logo aqui em seguida 👇🏽, onde todo esse conteúdo está organizado da melhor maneira para o seu estudo. Aproveita!

Raio-X