Enunciado

O que o coeficiente de atrito representa no escoamento sobre placa plana? Como ele é relacionado com a força de arrasto que age na placa?

Passo 1

Imagine um fluido escoando sobre uma placa plana. A camada de fluido em contato com a placa exerce uma força, devido ao atrito entre o fluido e a placa. A grandeza da força é proporcional à energia cinética do fluido, como mostrado a seguir:

F a t r i t o A = C f ρ V 2 2  

τ a t r i t o = C f ρ V 2 2

Em que F a t r i t o é a força de atrito, A é a área da placa, C f é o coeficiente de atrito, ρ é a densidade do fluido, V é a velocidade média de escoamento e τ a t r i t o é a tensão de atrito.

O coeficiente de fricção ( C f ) é a constante de proporcionalidade entre a tensão de atrito e a energia cinética do fluido que está escoando.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A maioria das correlações para coeficiente de transferência de calor por convecção utiliza o número adimensional de Nusselt que é definido como: h / K K / h h L C / K K L c / h K / ρ C p
Em um escoamento turbulento, pode-se estimar o número de Nusselt usando a analogia entre transferência de calor e quantidade de movimento (analogia de Colburn). Essa analogia relaciona o número de Nus
Adapte o programa numérico contido no anexo A3 para S c ≪ 1 e avalie a influência do S e e do f p nas distribuições adimensionais da fração mássica e de velocidade da mistura.
Calcule o fator de compressibilidade mássica k para os seguintes sistemas soluto/solvente:a) n a f t a l e n o / C O 2 ( m i s t u r ag a s o s ai d e a l ) , t = 25° C e 1a t m ; b) á c i d ob e n z
Construa um gráfico para k em função da umidade relativa e da temperatura do ar para o fenômeno da evaporação da água (considere mistura ideal).