Enunciado

Data for the apparent viscosity of average human blood, at

normal body temperature of 378C, varies with shear strain

rate, as shown in the following table.

Strain rate, s21 1 10 100 1000

Apparent viscosity, 0.011 0.009 0.006 0.004

kg/(m · s)

(a) Is blood a nonnewtonian fluid? (b) If so, what type of

fluid is it? (c) How do these viscosities compare with plain

water at 378C?

Passo 1

Saaaalve, tranquilo? Vamos lá resolver mais uma questão juntos?! 😊

a) Uma vez que a viscosidade varia com a taxa de tensão de cisalhamento, o sangue humano é um fluido não newtoniano porque a tensão de cisalhamento é proporcional à taxa de tensão de cisalhamento e a viscosidade permanece constante para o fluido newtoniano.

Daí a resposta é SIM

Passo 2

b) A partir dos dados fornecidos para viscosidade aparente e taxa de deformação por cisalhamento, vemos que a viscosidade diminui com a taxa de deformação. A partir da figura do comportamento reológico de vários materiais viscosos para tensão versus taxa de deformação, esse comportamento mostra uma curva pseudoplástica.

Portanto, o sangue humano é um fluido pseudoplástico

Passo 3

c) A viscosidade da água plana a 37 ° C é de cerca de 0,0007   k g / m ⋅ s , mas as viscosidades do sangue humano na mesma temperatura são de (0,004 - 0,011) k g / m ⋅ s   Isso significa que a viscosidade do sangue é de 6 a 15 vezes maior que a da água pura.

O sangue humano é composto de plasma e hematócrito. O plasma é uma parte líquida e a viscosidade é cerca de 1,8 vezes a da água plana. Mas devido à presença de hematócrito, aumenta a viscosidade.

Portanto, a viscosidade do hematócrito que compreende glóbulos vermelhos (RBC) e plaquetas é cerca de 6 vezes maior que a viscosidade da água pura.

Resposta

Resposta nos passos.

Exercícios de Livros Relacionados

Um pequeno submersível move-se à velocidade V , na água doce a 20° C , a 2m de profundidade, onde a pressão ambiente é 131k P a . Sabe-se que seu número de cavitação crítico é C a = 0,25 . A que veloc
Uma bolha de sabão de diâmetro D 1 funde-se com outra bolha de diâmetro D 2 para formar uma única bolha de diâmetro D 3 com a mesma quantidade de ar. Considerando um processo isotérmico, deduza uma ex
Sir Isaac Newton mediu a velocidade do som cronometrando a diferença de tempo entre o instante em que via a fumaça saindo do canhão e o instante em que ouvia o som. Se o canhão estiver em uma montanha
Repita o Problema 1.83 para encontrar a equação e esboçara linha de trajetória que passa através de ( x 0 ,y 0 ) no instante t = 0 .
Um campo de velocidade não permanente bidimensional é dado por u =x ( 1 + 2 t ) , ν = y . Encontre a equação das linhas de corrente variáveis no tempo, que passam, todas, através do ponto ( x 0,y 0 )