Enunciado

O que é energia total? Identifique as diferentes formas de energia que constituem a energia total.

Passo 1

Fala aí galera, bora pra mais uma questão de Mecânica dos Fluidos pra tirar aquele 10 na prova.

Esta é uma questão bem simples em que devemos definir Energia Total e identificar seus constituintes.

Passo 2

Logo, podemos descrever a Energia Total como a soma de todas as formas de energia existentes. E ela é constituída pelas energias: térmica, mecânica, química, magnética e nuclear. Na ausência de efeitos de tensão magnética, elétrica e superficial, a energia total de um sistema consiste nas energias cinética, potencial e interna.

Por exemplo, na equação de Bernoulli (para escoamento permanente, fluido incompressível, sobre a ação exclusiva da gravidade e fluido perfeito):

z + p γ + v 2 2 g = c t e

Esta soma de energias (energia total) é constituída da energia potencial na unidade de peso ( z ) , energia potencial de pressão na unidade de peso ( p / γ )   e energia cinética na unidade de peso ( v 2 / 2 g ) .

Resposta

Soma das formas de energia existentes. E ela é constituída pelas energias: térmica, mecânica, química, magnética e nuclear.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Sob que condições a hipótese de gás ideal é aplicável aos gases reais?
Qual é a diferença entre propriedades intensivas e extensivas?
Qual é a diferença entre R e R u ? Como os dois estão relacionados?
Um balão com diâmetro de 6m esta cheio de gás hélio a 20 ℃ ℃ e 200k P a . Determine o número de moles e a massa do hélio no balão.
Reconsidere o problema 5. Usando o programa EES (ou outro), investigue o efeito do diâmetro do balão na massa de hélio contida no balão para pressões de: 100k P a 200k P a Faça o diâmetro variar de 5m