Enunciado

Escreva uma dissertação sobre óleos usados em motores de automóveis nas diferentes estações do ano e suas viscosidades.

Passo 1

O óleo lubrificante usado nos motores de automóveis tem a função de evitar o contato direto entre as peças do motor e as superfícies que ficam em constante movimento durante o seu funcionamento, evitando atrito entre elas, isso evita o desgaste e prolonga a vida útil do motor. Além dessa função principal existem outras, entre elas limpar, vedar a camara de combustão, impedir a corrosão e também refrigerar o motor.

O calor do motor é transferido em parte para a óleo lubrificante, por meio do contato direto da superfície das peças com o óleo, posteriormente o lubrificante é resfriado pelo sistema de arrefecimento do veículo. É muito importante que o lubrificante escolhido seja resistente a altas temperaturas. Mas como assim resistente?

Uma propriedade muito importante do óleo lubrificante é a sua viscosidade, a viscosidade é uma medida de resistência ao escoamento de um fluido. Para que o lubrificante cumpra sua função ele precisa ter uma viscosidade ideal,ou seja, o óleo não pode ser muito viscoso porque se o óleo não flui o motor não consegue dar partida, porém se o óleo for pouco viscoso a proteção das peças fica comprometida, fazendo com que aumente o atrito entre as superfícies em contato.

O problema é que a viscosidade varia de acordo com a temperatura, tanto com a temperatura do motor quanto a temperatura ambiente. Com isso em países com as estações do ano bem demarcadas não era possível usar o mesmo óleo lubrificante em todo o ano. Isso acontecia porque no inverno muitas vezes o óleo ficava muito viscoso e no momento de ligar o carro o motor engasgava, já no verão o óleo frequentemente ficava “fino” de mais, provocando o desgaste das peças.

Uma solução inventada durante a segunda guerra mundial, pelos alemães, foi um aditivo que era capaz de reduzir a variação da viscosidade em função da temperatura, conhecido hoje como “melhorador do índice de viscosidade”, o que tornou possível o uso do mesmo lubrificante em diferentes épocas do ano.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Observa-se que a densidade de um gás ideal decresce 10% quando comprimido isotermicamente de 10 atm para 11 atm. Determine a porcentagem de decréscimo da densidade do gás se for comprimido isotermicam
A densidade da água do mar em uma superfície livre onde a pressão é de 98 kPa é aproximadamente 1030 kg/m³. Considerando que o módulo de elasticidade da água em grande massa seja 2,34 X 109 N/m² e exp
Considere duas bolas de gude lançadas em dois recipientes idênticos, um cheio de água e o outro de óleo. Qual das bolas atingirá o fundo do recipiente primeiro? Por quê?
Como a viscosidade cinemática de ( a ) líquidos e ( b ) gases varia com a temperatura?
Como a viscosidade dinâmica de a líquidos e ( b ) gases varia com a temperatura?