Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

Um esquema proposto para resgate em alto mar envolve o bombeamento de ar em bolsões colocados dentro e em volta da embarcação naufragada. Discuta a praticidade dessa estratégia, fundamentando suas conclusões em análises consistentes.

Passo 1

Primeiro, as pressões no fundo do mar são muito altas. A compressão do ar para essa pressão é possível, mas seria necessário um compressor.

Segundo, seria necessário “administrar” a força de flutuação após a bolsa e o objeto serem soltos no fundo do mar e começarem a subir em direção à superfície. Pois, a pressão ambiente diminuiria e, consequentemente, o ar se expande, aumentando o volume da bolsa. Como já sabemos a força de flutuação atuante na bolsa é diretamente proporcional ao volume da mesma, aumentando de forma que o conjunto acelera ao se aproximar da superfície, e assim, correndo o risco de danificação.

Se a bolsa tivesse volume constante, a pressão permaneceria constante em relação à pressão do fundo do mar. Dessa forma, a bolsa também romperia pois à medida que a pressão ambiente diminui, a pressão

o diferencial de dentro da bolsa para os arredores aumentaria.

Caso a bolsa tivesse alguma expansão, o sistema daria certo pois haveria um controle de ar e a força de flutuação seria constante, um pouco maior que o peso do artefato na água.

Exercícios de Livros Relacionados

Em um brinquedo infantil, um mergulhador em miniatura é imerso em uma
Bolhas de gás são liberadas do regulador do equipamento de respiração
Uma estrutura de vidro deve ser instalada em um canto inferior de um a
O perfil da seção reta de uma canoa é modelado pela curva y = a x 2 ,
Bolhas de hidrogênio são usadas para a visualização de linhas de emiss