Enunciado

Com frequência observa-se uma bandeira tremulando ao vento em um mastro. Explique por que isso ocorre.

Passo 1

Tá legal, nós podemos imaginar que o vento não é um escoamento bonitinho, todo organizado, com um módulo de velocidade único e direção bem definida em uma grande área (como a área da bandeira em questão). Então, essa irregularidades no escoamento são responsáveis por tirar a bandeira de sua posição de equilíbrio padrão.

Passo 2

Então, quando a bandeira começa a sair de sua posição de equilíbrio, o escoamento de ar deve percorrer esse novo contorno, então, no lado da superfície convexa, que possui um comprimento maior, o escoamento deve ser mais rápido do que do lado côncavo, dessa forma, essa diferença de velocidade cria um gradiente de pressão.

Passo 3

Então, essa diferença de pressão acentua ainda mais a curvatura da bandeira que é gerada pela não uniformidade do escoamento de ar. Então esses dois fenômenos se somam e contribuem para que a bandeira fique “tremulando” quando pendurada em um mastro.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é a forca líquida que atua sobre um automóvel trafegando com velocidade constante de 70k m / h (a) numa estrada plana e (b) numa estrada morro acima?
Determine a massa e o peso do ar contido num compartimento cujas dimensões são 6m × 6m × 8m . Considere que a densidade do ar é de 1,16k g / m 3 .
Ao modelar um processo de engenharia, como é feita a escolha certa entre um modelo simples, mas não refinado, e um modelo complexo, porém exato? O modelo complexo é necessáriamente uma escolha melhor,
Qual é a diferença entre as abordagens analítica e experimental nos problemas de engenharia? Discuta as vantagens e desvantagens de cada abordagem.
Qual é a importância da modelagem na engenharia? Como são preparados os modelos matemáticos para processos de engenharia?