Enunciado

Ver Outros Exercícios
desse livro

As placas sinalizadoras ao lado de uma rodovia tendem a oscilar em um movimento de torção quando sopra um vento forte. Discuta os fenômenos que devem ocorrer para causar este comportamento.

Passo 1

O poste possui uma seção transversal que tem pouca rigidez torcional. Os ventos fortes podem excitar as oscilações em um sinal, que age como uma placa plana em um ângulo de ataque em relação ao vento que se aproxima. Quando isso acontece, a placa desenvolve duas coisas: uma força de sustentação e um momento que tende a distorcer o sinal longe de sua posição de equilíbrio.

Portanto, quando se movimenta, o poste fornece um torque de resistência como resultado de ser torcido a partir de sua posição de equilíbrio. À medida que o sinal gira, o ângulo de ataque em relação ao ar que se aproxima aumenta.

Basicamente, temos que o momento de inércia do sinal faz com que ele ultrapasse a posição de equilíbrio. O sinal continua além do equilíbrio e desenvolve uma força de sustentação e um momento tendendo a movê-lo além do equilíbrio. O processo se repete, com amplitude crescente, até que seja alcançada uma oscilação mais ou menos no estado estacionário.

Exercícios de Livros Relacionados

Considere o escoamento laminar sobre uma placa plana. Como o coeficien
O professor instrutor dos alunos do projeto do aeroplano do Problema 9
O ar está escoando por um aerofólio assimétrico com um ângulo de ataqu
A carga de asa do G o s s a m e r   C o n d o r é 19   N / m
Por que os revólveres modernos têm canos estriados?