Enunciado

As seguintes medidas de pressão e temperatura foram tomadas por um balão meteorológico subindo através da atmosférica inferior:

Os valores iniciais (no topo da tabela) correspondem ao nível do solo. Usando a lei de gás ideal (p = ρRT com R = 287m2 /(S 2 · K)), calcule a massa específica do ar (em kg/m3 ) em função da altura e trace o gráfico correspondente.

Passo 1

Fala aí galera, vamos para mais um problema de mecânica dos fluidos. Este problema nos pede para calcularmos a massa específica do ar (em kg/m3 ) em função da altura e para traçarmos o gráfico correspondente. Para resolvermos, temos:

p = ρ R T

ρ = p R T

Agora, vamos utilizar os dados da tabela dada e substituirmos na equação do gás ideal acima. Como nosso foco não é nas operações matemáticas, vou adiantar isso pra você. Fica assim:

Por fim, nosso gráfico vai ser desta forma:

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A partir da figura abaixo, determine a pressão manométrica no ponto A em Pa. Ela é mais alta ou mais baixa do que a pressão atmosférica?
O sistema da figura a seguir está a 20°C. Calcule a pressão absoluta no ponto A em Pa.
Um tanque cheio com óleo (d = 0,85) tem 7 m de comprimento e 3 m de profundidade e tem uma seção transversal trapezoidal com 2 m de largura no fundo e 4 m de largura no topo. Calcule (a) o peso do óle
O sistema a seguir está aberto a 1 atm no lado direito. (a) Se L = 120 cm, qual é a pressão do ar no recipiente A? (b) Inversamente, se pA = 135 kPa, qual é o comprimento L?
A água escoa para baixo em um tubo a 45°, como mostrado a seguir. A queda de pressão p1 - p2 deve-se em parte à gravidade e em parte ao atrito. O manômetro de mercúrio indica uma diferença de altura d