Lista de Exercícios Resolvidos de Princípio de Stevin e Manômetros

Ver Teoria

Considere o manômetro de dois fluidos mostrado ao lado. Calcule a diferença de pressão aplicada.

Dados:

Ver solução completa

Determinar a diferença de pressão entre a tubulação de água e a tubulação de óleo mostrada

na figura. (S é a densidade relativa, em relação à água, dos fluidos indicados)

Ver solução completa

Encontre a densidade do fluido A na figura abaixo.

Ver solução completa

Na Figura abaixo o tanque contém água e óleo imiscíveis a 20 ° C . Qual é o valor de h em c m   se a massa específica do óleo é de 898   k g / m 3 ?

Ver solução completa

Considerando que a pressão atmosférica seja 101 , 3   k N / m 2 , que o fluido A seja água e que o fluído B seja mercúrio ( s =   13 , 6 ) , qual será a altura h se a pressão absoluta em X é 140   k N / m 2 e σ = 1,5   m ?

Ver solução completa

O sistema na Figura abaixo está a 20 ° C . Se a pressão no ponto A é de 90.973   P a , determine as pressões nos pontos B ,   C e D em P a .

Ver solução completa

No dispositivo da figura, a leitura do manômetro é 30 k P a e a relação de áreas dos pistões é A 2 / A 1 = 2 . A pressão atmosférica no local é 700 m m H g . Estando o sistema em equilíbrio, pede-se a pressão p B na escala absoluta em m c a . Dados: γ   =   27000 N / m 3   ; a   =   100 c m ;   b = 80 c m ;   γ H g = 136000 N / m 3 ;   γ á g u a = 10.000 N / m 3 ;   A 1 / A H = 2 ;   α = 30 ° .

Ver solução completa

Água escoa para baixo em um tubo que está inclinado 30 ° abaixo da horizontal, conforme mostrado ao lado. A diferença de pressão p A – p B deve-se parcialmente à gravidade e parcialmente a perdas de energia por atrito. Encontre uma expressão para esta diferença de pressão. Calcule a diferença de pressão se L   =   5   f t   e   h   =   6   i n .

Ver solução completa

O tubo em V simétrico na figura abaixo contém água estática e ar a 20 ° C . Qual é a pressão do ar na parte fechada no ponto B ?

Ver solução completa